-
Os polímeros termofixos possuem uma grande quantidade de ligações cruzadas, e não amolecem quando são aquecidos
-
A temperatura de transição vítrea, Tg (do inglês glass transition temperature), é um valor representativo de aproximadamente metade do intervalo de transição vítrea, e é sempre menor que a temperatura de fusão, Tm (do inglês melting temperature) ou Tf , do material no estado cristalino, se esse existir.
-
A vulcanização da borracha é a adição de enxofre sob aquecimento e na presença de catalisadores.
-
Para a realização da vulcanização de um polímero, pode ser utilizado o enxofre, que se comporta como o agente que provoca ligações cruzadas nas cadeias poliméricas. Os polímeros compostos por ligações RAMIFICADAS de suas cadeias podem ser fundidos quando aquecidos a uma temperatura superior à de transição vítrea.
-
"O processo de formação de ligações cruzadas nos elastômeros é chamado de vulcanização, e é realizado por meio de uma reação química irreversível, conduzida normalmente em uma temperatura elevada. Na maioria das reações de vulcanização, compostos à base de enxofre são adicionados ao elastômero aquecido... Além disso, uma vez que os materiais elastoméricos apresentam ligações cruzadas, eles são, por natureza, polímeros termofixos." Callister
Portanto o início da questão está correta.
Entendo que o erro está em afirmar que eles podem ser fundidos, pois os termofixos se degradam (perdem suas propriedades) com temperaturas menores que a temperatura de fusão.
-
Minha analise pode estar errada, mas ja considerei a questão errada a partir do momento que se fala em "vulcanização de polímeros", sendo que em teoria é especificamente em elastômeros.