SóProvas


ID
1424944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à geografia humana e planejamento territorial, julgue o item a seguir.

Fragmentação urbana do tecido sociopolítico espacial brasileiro, na matéria da geografia, refere-se à territorialização de favelas pelo crime organizado como um fator de desordem na escala da cidade como um todo.

Alternativas
Comentários
  • "A fragmentação sociopolítico-espacial, tem como primeiro plano a dimensão política, ou seja, a dimensão do poder. Assim, trata-se de fragmentação territorial, não dizendo respeito às fronteiras estatais, mas ao surgimento de PODERES PARALELOS AO ESTADO, que territorializam vários pontos do espaço intra-urbano, desafiando o controle estatal. Como por exemplo as favelas e/ou os loteamentos nas periferias pobres das cidades, dominadas por grupos de traficantes que impõem regras de convivência aos outros moradores e aos estabelecimentos comerciais e de serviços. A outra ponta do espectro da fragmentação do tecido sociopolítico-espacial refere-se à territorialização dos ricos, com regras previamente determinadas e mesmo legitimadas perante o Estado, o que Souza (2000) chama de “escapismo das elites para as periferias das cidades”. Essa fragmentação se caracteriza pela dispersão das áreas residenciais das elites, em loteamentos fechados, condomínios horizontais e shopping centers, com rígidas regras de convivência e conduta."

    Fonte: https://portalseer.ufba.br/index.php/geotextos/article/viewFile/6767/5968

  • Questão muito bem redigida. Parabéns.

  • Gabarito: CORRETO

    Segundo SOUZA (1998) enfatiza que : “A territorialização de favelas pelo crime organizado é, logo, um fator de fragmentação sociopolítico-espacial do tecido urbano e de desordem à escala da cidade como um todo, embora essa desordem represente, ao mesmo tempo, também na escala da cidade como um todo, uma nova ordem social e espacial em construção".

    TECCONCURSOS