-
o erro seria em forças centrípetas? q na verdade seriam centrífugas?
-
"os avanços tecnológicos tendem a uma maior desconcentração monopolista diante do processo de produção capitalista"
Quanto maior a tecnologia empregada, mais acirradas disputas e difíceis as condições de sobrevivência no mercado em questão, favorecendo a concentração de monopólios. Portanto, gabarito ERRADO
-
Na verdade na maioria das vezes que tu pensas em força centrífuga o que realmente tu querias dizer e´ força centrípeta.
-
GABA: E
A CESPE inverteu os conceitos de forças centrípeta e centrífuga.
"A distribuição espacial da atividade econômica decorre do equilíbrio resultante da ação de duas forcas: a centrípeta e a centrífuga. A primeira refere-se ao tamanho do mercado, e é vista como responsável pela aglomeração geográfica da atividade econômica; sua força é tanto maior quanto maior é o grau das economias de escala e o gasto com bens industriais. No espaço onde as forças centrípetas agem, o salário real é elevado e constitui-se em fator de atração de trabalhadores da periferia. Em relação à segunda força, ela responde pela dispersão das atividades econômicas, devido aos efeitos da concorrência entre empresas; e, pela demanda de bens industriais por parte do setor tradicional (agrícola). A mão de obra mais barata na região periférica pode constituir-se em fator de atração de empresas submetidas à pressão concorrencial elevada na região com maior densidade empresarial. Na medida em que as condições econômicas favorecem uma região, a força centrípeta gera um efeito cumulativo de concentração do setor industrial através da mobilidade de trabalhadores atraídos por ganhos salariais reais; dos custos de transporte reduzidos; e, do maiores niveis das economias de escala e do gasto com bens industriais."
http://www.anpecsul2011.ufsc.br/?go=download&path=2&arquivo=2_51794624953.pdf
-
O erro é que quando se fala em divisão intereacional do trabalho deve-se saber que o interior dá a matéria prima e a capital o produto tecnológico. O conhecimento tecnológico não é desconcentrado com pena de acabar com o conceito da DIP.
-
Prezados, creio que o erro resida na contradição das informações. Explico, "A hierarquização das relações socioespaciais está diretamente ligada às forças centrípetas que envolvem a divisão espacial do trabalho" refere-se a uma convergência ao centro, o monopólio que exercem as cidades globais e as metropoles nacionais (EX: São Paulo) OK, isto está correto, contudo o complemento é contrário a esse argumento quando afirma que "Com isso", (o que foi previamente exposto) "os avanços tecnológicos tendem a uma maior desconcentração monopolista diante do processo de produção capitalista.", Oras, afirmou-se sobre a força centrípeda e depois falam da desconcentração, que seria a centrífuga. ERRADO.
-
Tá em dúvida entre centrípeta e centrífuga? Fuga do centro.
-
GABARITO :ERRADO
O texto se contradiz ao relacionar centrípeta (direção ao centro) com a desconcentração.
-
os avanços tecnológicos tendem a uma maior desconcentração
#PMAL2021
-
tendem a uma maior desconcentração monopolista ERRADO
-
Elon Musk responde: -Errado!