SóProvas


ID
1424959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    O avanço da globalização promoveu mudanças na forma como os seres humanos relacionam-se com o espaço geográfico. As relações das pessoas com o espaço geográfico também são mediadas pelo acesso diferenciado à renda e à tecnologia. Nesse sentido, os avanços tecnológicos nos transportes e nas telecomunicações alteraram de forma bastante desigual a posição das pessoas no espaço geográfico e a sua inserção na sociedade.

Eustáquio de Sene. Globalização e espaço geográfico. 4.ª ed. São Paulo: editora Contexto, 2012, p. 119 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item que se segue.

A desregulamentação capitalista segue o slogan político da acumulação flexível, em maciças fusões e diversificações corporativas que levam à dispersão geográfica.

Alternativas
Comentários
  • Toyotismo – também conhecido como acumulação flexível – é um modelo de produção industrial idealizado por Eiji Toyoda (1913-2013) e difundido pelo mundo a partir da década de 1970 após a sua aplicação pela fábrica da Toyota, empresa japonesa que se despontou como uma das maiores empresas do mundo na fabricação de veículos automotivos.

    A característica principal desse modelo é a flexibilização da produção, ou seja, em oposição à premissa básica do sistema anterior — o fordismo, que defendia a máxima acumulação dos estoques —, o toyotismo preconiza a adequação da estocagem dos produtos conforme a demanda. Assim, quando a procura por uma determinada mercadoria é grande, a produção aumenta, mas quando essa procura é menor, a produção diminui proporcionalmente.

    Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/toyotismo.htm

  • Nesta questão, a expressão "desarticulação do capitalismo", proporcionada pela implementação do Sistema de Acumulação Flexível,  se relaciona diretamente à desarticulação dos sistemas de produção (pulverização da produção causada por uma terceirização da produção em massa e produção just in time)  e desarticulação do uso da mão-de-obra (com a flexibilização dos contratos trabalhistas e da exploração assalariada industrial) que juntos constituem o próprio sistema capitalista. 

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: CERTO

  • GLOBALIZAÇÃO

    ➥ A globalização é um fenômeno que, para além da economia, envolve a política, a sociedade e a cultura mundiais, sendo caracterizada, entre outros aspectos, pela ampla circulação de mercadorias, bens, serviços e ideias. É o fenômeno gerado pela necessidade de dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global.

    ➥ Em outras palavras, é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo.

    • Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

    Ou seja, a globalização produz a superação das distâncias, pois as transformações técnicas e tecnológicas foram capazes de acelerar os acontecimentos e os níveis de produção econômica e integração política.

    [...]

    VANTAGEM

    Permitiu que os territórios nacionais se tornassem espaços nacionais da economia internacional.

    ____

    DESVANTAGEM

    Nem todo território nacional se inseriu na dinâmica de competição internacional ligados à exportação de produtos agropecuários e industriais ou nas atividades de suporte.

    • Por quê?

    ➥ Pois os atores globais procuram locais com fatores locacionais favoráveis, como matéria prima, mão-de-obra, estradas, portos e aeroportos.

    [...]

    QUESTÕES PRA FIXAR!

    1} A alteração nas formas de produção dos sistemas econômicos globais, fundamentada no avanço do uso das tecnologias, modifica a produção geográfica do espaço em decorrência da fragmentação político-territorial, da incorporação de novas regiões ao capitalismo internacional e do fortalecimento dos conglomerados internacionais. CERTO ☑

    ➥ Avanço do uso das tecnologias: Processos de mecanização e de terceira e quarta revolução industrial.

    ➥ Fragmentação político-territorial: Conceitos de guerra fiscal, de desconcentração produtiva, de compressão espaço-tempo, etc.

    ➥ Incorporação de novas regiões ao capitalismo: Crescimento dos Tigres Asiáticos, da China, e da multipolaridade econômica.

    ➥ Fortalecimento dos conglomerados internacionais: Onda de criação de blocos econômicos que ocorreu nos anos 1990

    • Mercosul, NAFTA, União Europeia, CEI…etc, todos criados na mesma época.

    2} A globalização fortaleceu setores relacionados à tecnologia, propiciando a expansão de corporações desses setores e a consolidação de uma bolsa de valores voltada para empresas desse segmento. CERTO ☑

    [...]

    ☛ RESUMO

     ✓  Aumento do ritmo e frequência das trocas entre países;

     ✓  Barreiras de tempo e espaço desapareceram; e

     ✓  As empresas ganharam acesso a mercados maiores e obtiveram novas oportunidades.

    Não se restringe a aspectos econômicos;

    Não reduz a desigualdade social; e

    Não é homogênea.

    [...]

    ____________

    Fontes: Sage.com; Questões da CESPE; Colegas do QC; Alunos do Projetos Missão.

  • -No mundo globalizado predomina-se o Toyotismo ( acumulação flexível de capital) , FORDISMO ESTÁ ULTRAPASSADO ( RIGIDO).

    Fordismo: produção em série, padronização de produtos, especialização de trabalhadores, esteira móvel, mão de obra pouco qualificada, produção centralizada em grandes fabricas. 2 revoluções industrial até 1970

    Toyotismo: possibilidade de personalização, qualificação de trabalhadores, robotização, mão de obra mais qualificada, produção descentralizada pelo mundo.3 revolução industrial ( 1970), pós segunda guerra mundial