SóProvas


ID
1425010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    O termo urbanização refere-se tanto à constituição de formas espaciais específicas das sociedades humanas, caracterizadas pela concentração significativa das atividades e das populações em um espaço restrito, quanto à existência e à difusão de um sistema cultural específico, a cultura urbana.

Manuel Castells. A questão urbana. Rio de Janeiro Paz e Terra, 1983, 506, p. 24 (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência, julgue o item a seguir, em relação à urbanização, à metropolização e aos problemas ambientais urbanos no Brasil.

A pobreza urbana tem características bem peculiares e se distingue da pobreza rural fundamentalmente no que se refere à utilização da mão de obra.

Alternativas
Comentários
  • Pobreza urbana cria a formação de bairros populares, moradores de rua, etc.. Já a pobreza rural traz a necessidade de viver da agricultura, da colheita, entre outros.

  • Dizer que a utilização da mão de obra é o que diferencia FUNDAMENTALMENTE o pobre da cidade do pobre do campo fica meio vago. O que diferencia um do outro é o tipo de trabalho que se oferece em cada um dos ambientes. Indiquei para comentários.

  • Na economia rural, expressiva parcela da população ativa não tem rendimentos, já que frequentemente os filhos jovens e as mulheres trabalham como ajudantes do chefe de família na roça familiar ou nas colheitas das fazendas. Nas cidades, praticamente a totalidade da poulação ativa tem rendimentos, pois a unidade familiar de trabalho foi desagregada pela economia de mercado. Há outras pecuiaridades que distinguem a pobreza rural da urbana, tais como o custo de vida, o acesso à habitação e os serviços públicos, mas como a questão remete à distinção fundamental entre uma e outra, então o divisor de águas é mesmo a mão de obra. Questão muito boa! 

  • trabalho urbano difere-se do trabalho rural. A pobreza urbana está associada com a falta de rendimentos necessários para a satisfação das necessidades básicas de indivíduos, famílias e comunidades residentes nas zonas urbanas. Os pobres urbanos, ou estão desempregados, ou trabalham em serviços gerais de baixíssima remuneração, ou vivem do subemprego.


    Questão vital para superar a pobreza rural é o acesso à terra pelos camponeses. Sem um “pedaço de chão” vivem de trabalhos eventuais, como boias-frias, etc. E não basta somente ter acesso à terra, já que a boa qualidade dos solos e o acesso à água são fundamentais.

     

    Leandro Signori (Ponto)

  • O PROBRE URBANO VAI SER EMPREGADO DE ALGUÉM, JÁ O RURAL TRABALHA PRA ELE MESMO - EM REGIME DE AGRICULTURA FAMILIAR!!! SIMPLES ASSIM. QUESTÃO CORRETÍSSIMA!!

  • Alguém já viu um mendigo na zona rural pedindo esmolas? É bastante improvável.

    Nas zonas rurais o pobre põe a mão na massa para a sua subsistência, diferente das cidades que genericamente pedem mão de obra qualificada.