SóProvas


ID
1425019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

    O termo urbanização refere-se tanto à constituição de formas espaciais específicas das sociedades humanas, caracterizadas pela concentração significativa das atividades e das populações em um espaço restrito, quanto à existência e à difusão de um sistema cultural específico, a cultura urbana.

Manuel Castells. A questão urbana. Rio de Janeiro Paz e Terra, 1983, 506, p. 24 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue o item a seguir, em relação à urbanização, à metropolização e aos problemas ambientais urbanos no Brasil.

Os bairros populares das grandes cidades, a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro, desenvolveram-se, inicialmente, nos arredores das áreas industriais. Nessas duas cidades, o crescimento dos bairros populares acompanhou as vias férreas.

Alternativas
Comentários
  • Regiões pobres no Rio foram desenvolvidas verticalmente já em São Paulo horizontalmente.

  • Onde está o erro? A Central do Brasil e o Brás levam para onde? Para o litoral? Para Nova York? Explique melhor isso, Dona CESPE.

  • Que  eu saiba popular é diferente de pobre

  • Qual o erro da questão?????

  • O erro, ao meu ver, está no trecho: " o crescimento dos bairros populares acompanhou as vias férreas." A generalização não corresponde, basta analisar o comentário da colega Larissa.

  • Não concordo com o gabarito, nem com a Larissa. Embora exista a favelização na cidade do Rio de Janeiro, a expansão das regiões mais pobres foi interiorizada com as linhas de ferro, assim como em SP.

  • Acredito que se fosse dito que o crescimento dos bairros populares acompanhou as rodovias marginais, poderia ter deixado a sentença correta.

  • Regra geral, as áreas servidas por ferrovia foram povoadas por populações de baixa renda, as camadas de população mais abastada deram preferência às áreas servidas apenas por linhas de bonde. Em alguns trechos porém, as linhas de bonde serviram para a localização de tecelagens e de vilas operárias, como a fábrica Confiança, próxima ao antigo ‘Ponto Cem Réis’, em Vila Isabel. A palavra bairro passou a designar áreas servidas pelo bonde, subúrbio, para as áreas organizadas em torno de estações ferroviárias. 
    Com a introdução da indústria automobilística no Brasil, intensificou-se a circulação rodoviária e os bondes foram erradicados. O transporte urbano ferroviário também foi perdendo peso relativo. A paisagem urbana foi sendo modificada com a construção de viadutos e vias perimetrais, e alargamento de avenidas. Vazios que ficavam entre os corredores urbanizados ao longo de linhas de bonde e trilhos ferroviários foram sendo preenchidos, o formato tentacular da cidade se alterando para um formato mais compacto.Com a circulação do automóvel, a verticalização, antes restrita à faixa oceânica, penetra o interior da cidade e eleva o seu gabarito. O comércio se multiplica pelos bairros e as diferenças sociais entre diversas áreas da cidade se atenuam. 
    Neste processo de evolução urbana, a percepção popular do espaço e a nomenclatura formal da administração municipal se alteram. ‘Vou à cidade’, expressão de quem ia dos bairros para o centro, passou a ser ‘vou ao centro’. Áreas construídas em torno de estações ferroviárias, como o Meiér, Madureira, ou Penha, antes consideradas subúrbios, depois que viram crescer setores de população de melhor renda e comércio, passaram a ser identificadas como bairros.

    Pedro P Geiger

    http://portalgeo.rio.rj.gov.br/bairroscariocas/texto_cidade.htm

  • Perfeito o comentário da concurseira resiliente. Ainda que não seja o melhor avaliado, é o único que justifica corretamente a questão.

  • A MAIORIA DOS BAIRROS DE SP E RJ NÃO SÃO ATENDIDOS POR METRÔ O VLT!!

  • Se você pegar alguns dos bairros populares do Rio de Janeiro, muitos cresceram em função do setor de serviços desde o início, como turismo, mercados e bares.

  • Já existia bairros antes dos trens

  • Aglomeração em SP é desorganizada, tem um inchaço populacional.

    GAB. E

  • o tema da questão é: urbanização espontânea e planejada. São Paulo e Rio tiveram a sua urbanização de forma desorganizada, logo um crescimento espontâneo.