-
Conurbação a cidade cresce tanto que fica ligada a seus municipios vizinhos. gabarito C
-
Gabarito discutível em vista da realidade. O Cinturão Verde de São Paulo, principalmente Mogi das Cruzes, continua existindo, inobstante estar na Grande São Paulo. "Absorção de aglomerados rurais" significa "engolir". O Distrito Federal possui uma atividade agrícola relevante, apesar da conurbação. Indicada para comentário.
-
A parte "aglomerados rurais" é para matar de raiva o estudante. Típica questão que a banca pode dar tanto como certa ou como errada... CESPE sendo ela, é isso!
-
Indicada para comentário...
-
Gabarito: CERTO
Metrópole: cidade cujo crescimento urbano é acentuado, podemos citar como exemplo São Paulo que em meados da década de 50 e itensificando seu crescimento na década de 60/70. Isso ocorreu devido a abertura do país para as multinacionais que necessitavam de um país urbano e mão-de-obra, em virtude disso a população da época migrou do campo para as cidades (êxodo rural).
Conurbação: processo que é a união física de duas ou mais cidade em que não se ver a diferença espacial entre uma e outra, ou seja, não há area rural de divisão entre as cidades.
Bons estudos a todos!
-
O cespe tem uma redação tão péssima que chega ser antiético com o candidato... mas veja bem, o item asservera que descreve uma característica de metrópoles, e não uma definição de metrópole
-
A metrópole é a principal forma de arranjos populacionais. Ou seja, a forma mais de conurbação mais integrada que pode ser observado.
O fenômeno da conurbação ocorre quando cidades se tornam contínuas e integradas.
Embora com administrações diferentes, os seus problemas de infraestrutura passam a ser comuns ao grupo de municípios que formam a região conurbada.
Resposta: Certo
-
CERTO
A formação da metrópole pressupõe crescimento urbano acentuado, que conduz à absorção de aglomerados rurais e de outras áreas vizinhas, formando área de conurbação. São as cidades centrais de áreas urbanas formadas por cidades ligadas entre si fisicamente ou através de fluxos de pessoas e serviços.
Fonte: Estratégia Concursos
-
A metrópole é a principal forma de arranjos populacionais. Ou seja, a forma de conurbação mais integrada que pode ser observada.
O fenômeno da conurbação ocorre quando cidades se tornam contínuas e integradas.
Embora com administrações diferentes, os seus problemas de infraestrutura passam a ser comuns ao grupo de municípios que formam a região conurbada.
Resposta: Certo
-
Eu achei estranho dizer que tem crescimento acentuado. Afinal, as cidades médias andam tirando esse crescimento acentuado das metrópoles e nem por isso elas deixam de ser metrópoles. Indo mais além... imagina que uma São Paulo ou Belo Horizonte tenha sua população reduzida em 5 anos subsequentes... isso não vai fazer elas deixá-las de ser metrópoles.
-
Percebo que os comentários dos alunos são mais elucidativos que os do Professor.
P.s.: pode ser equívoco meu.
-
Embora esteja correto, a caracterização de metrópole em si, envolve outros aspectos, principalmente como regiões de influência, e não somente a conurbação!
-
absorção
substantivo feminino
ato ou efeito de fazer desaparecer ou transformar alguma coisa, incorporando-a ou assimilando-a a outra..
anexação de território, terreno etc.
-
QUESTÃO DE 2013 SEM COMENTÁRIO.... QCONCURSOS VEJA ISSO AI!
-
A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmativa que tem como tema o conceito de metrópole e suas características espaciais.
Na asserção é reforçado que a metrópole refere-se à uma cidade que possui um elevado crescimento urbano que é capaz de absorver aglomerados rurais e cidades vizinhas, caracterizando o processo de conurbação urbana.
É importante destacar que o conceito de metrópole abrange espaços urbanos cujos interiores apresentem um elevado desenvolvimento urbano que só é possibilitado graças a um acentuado crescimento populacional que leva ao aumento territorial da cidade em questão.
Com isso, há o aumento de infraestruturas para receber esse contingente populacional, e assim, a cidade passa a se estabelecer como uma centralidade, uma vez que em seu interior haverá a concentração de atividades econômicas, empregos e capitais em uma determinada região.
Com essa concentração de capitais e serviços, a metrópole passa a ter muita procura de seus habitantes e de até mesmo de pessoas residentes em cidades limítrofes, o que aumenta a importância e hierarquia desse espaço urbano em relação aos seus municípios vizinhos.
Com a expansão da urbanização, e o aumento do êxodo rural, processos que tiveram um "boom" na década de 1980, essas grandes cidades - dotadas de serviços e atividades econômicas - receberam muitos trabalhadores rurais que foram forçados a saírem do campo, em razão da mecanização e da grande concentração de terras. Com isso, esses espaços urbanos cresceram, tiveram um aumento de seu perímetro urbano, até se colapsarem e ver os limites municipais se encontrando com outras cidades, acentuando o processo de conurbação urbana, ou seja, quando há uma união territorial entre os municípios, de modo que fique imperceptível a delimitação de seus limites.
No Brasil, podemos citar como exemplos a cidade de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, entre outras
De acordo com a explicação e com a asserção contida no enunciado, a afirmação está CERTA.
Gabarito do Professor: CERTO.