SóProvas


ID
1425031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Desde o período colonial, o espaço geográfico brasileiro foi transformado e produzido prioritariamente segundo as necessidades do mercado externo em detrimento da formação econômica interna. Foi por meio dessa perspectiva colonizadora que, a partir de 1530, as propriedades rurais se organizaram no Brasil.

Com relação às questões agrária e agrícola no Brasil, julgue o item.

A política de terras no Brasil e a existência da escravidão foram fatores favoráveis à imigração estrangeira.

Alternativas
Comentários

  • GABA: E

    É costume afirmar-se que o sistema de capitanias hereditárias fracassou no Brasil, diante da constatação de que apenas a Capitania de Pernambuco e a de São Vicente lograram alcançar relativa prosperidade nas décadas seguintes. Em ambas, havia prosperado a lavoura de cana-de-açúcar e, apesar dos problemas comuns às demais capitanias, os respectivos donatários, Duarte Coelho e os representantes de Martim Afonso de Sousa, conseguiram manter os seus colonos e estabelecer alianças com os indígenas.

    O insucesso das demais, certamente atrasou o desenvolvimento da terra. As dificuldades eram maiores do que os donatários podiam calcular. Muitos donatários nem chegaram a tomar posse das suas terras. Entre as causas para tal, relacionam-se:

    * a difícil a adaptação às condições climáticas e a um tipo de vida diferente do existente na Europa;

    * o alto custo do investimento, que não trazia um retorno imediato;

    * a falta de recursos humanos, por parte dos donatários, para desenvolver os lotes;

    * os ataques das tribos indígenas e de corsários estrangeiros, assim como as disputas internas e dificuldades na aplicação da Justiça;

    * a falta de comunicação e de articulação entre as diversas capitanias pelas enormes distâncias entre si, e entre elas e a metrópole;

    * a ausência de uma autoridade central (governo) que amparasse localmente as Capitanias, referente à economia, justiça e segurança.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Capitanias_do_Brasil

  • Não foi a existência, e sim o FIM da escravidão que foi fator favorável à imigração estrangeira.

  • A própria escravidão é definida como um sistema de imigração forçada... Só a cespe mesmo

  • Segundo historiadores, cerca de 4 milhões de escravos entraram no Brasil. Isso não seria um tipo de entrada de estrangeiros ?

  • A imigração teve início no Brasil a partir de 1530, quando começou a estabelecer-se um sistema relativamente organizado de ocupação e exploração da nova terra. A tendência acentuou-se a partir de 1534, quando o território foi dividido em capitanias hereditárias e se formaram núcleos sociais importantes em São Vicente e Pernambuco. 

    O negro africano contribuiu para o desenvolvimento populacional e econômico do Brasil e tornou-se, pela mestiçagem, parte inseparável de seu povo. 

    Após a abolição, em apenas dez anos (de 1890 a 1900) entraram no Brasil mais de 1,4 milhão de imigrantes, o dobro do número de entradas nos oitenta anos anteriores (1808-1888).

  • Na verdade, a demanda era alta e a mão de obra era insuficiente.

  • A política de terras foi algo NÃO favorável à imigração estrangeira.

    Antes os países colonizadores recebiam terras doadas da coroa de Portugal. Após a instauração da lei de terras, essas propriedades começaram a ser adquiridas pela compra-venda, ou seja, só podia ter terras quem pudesse comprar.

    Então, por óbvio, isso desmotivou alguns países estrangeiros de virem ao Brasil.

  • A IMIGRAÇÃO FOI PARA SUBSTITUIR O TRABALHO ESCRAVO, QUE COMEÇA A DECLINAR NO BRASIL.

  • SE EXISTISSE TRABALHO ESCRAVO NÃO EXITIRIA IMIGRANTES EURPOEUS NO BRASIL. FOI PRECISO ACABAR COM UM, PARA PERMITIR O INGRESSO DE OUTROS TRABALHADORES!!

  • Eu entendi o como sendo errada, na parte da EXISTÊNCIA DA ESCRAVIDÃO, pois teve uma INEXISTÊNCIA ESCRAVIDÃO, ou seja, abolição da escravidão foi um dos fatores para a IMIGRAÇÃO ESTRANGEIRA.

    GAB. ERRADO.

  • A política de terras , foi uma lei q proibia a aquisição de terras por meios não legais ( compra e herda-la), feita para q imigrantes e escravos não obterem terras do estado. Ademais, a escravidão não ajudou na vinda de imigrantes,uma vez que estimulava o trabalho compulsório.

  • Com a abolição da escravidão, os produtores tiveram que contratar mão de obra, ou seja, contribuiu para a imigração.

  • Abolição da escravidão > Necessidade de mão de obra > Imigrantes