SóProvas


ID
1425505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em atendimento psicológico, Otávio relatou que seu filho, João, apresentava humor deprimido na maior parte do dia, se recusava a sair de casa, estava choroso e apresentava fadiga e insônia. De acordo com Otávio, João, que nunca havia passado por nenhum tipo de depressão, tinha passado a apresentar os sintomas descritos a partir do momento em que o pai fora abandonado pela esposa, mãe de João. Durante a consulta, foi detectado que João apresentava, ainda, sentimento de menos valia.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o  item a seguir.

Nesse caso o diagnóstico é de episódio depressivo sem outra especificação, já que é a primeira vez que João apresenta os sintomas descritos

Alternativas
Comentários
  • Transtorno Depressivo Não Especificado
    311 (F32.9)


    Esta categoria aplica-se a apresentações em que sintomas característicos de um transtorno depressivo que causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo predominam, mas não satisfazem todos os critérios para qualquer transtorno na classe diagnóstica dos transtornos depressivos. A categoria transtorno depressivo não especificado é usada nas situações em que o clínico opta por não especificar a razão pela qual os critérios para um transtorno depressivo específico não são satisfeitos e inclui apresentações para as quais não há informações suficientes para fazer um diagnóstico mais específico (p. ex., em salas de emergência).

  • O erro da questão estaria em sugestionar que um dos critérios do transtorno depressivo sem especificação fosse o fato do paciente nunca ter apresentado os sintomas em questão? Ou vcs conseguiram ver um diagnóstico claro do caso?

  • Os sintomas descritos satisfazem a hipótese diagnóstica de Transtorno Depressivo Maior

  • O tempo dos sintonas não foi especificado. A criança simplesmente poderia estar reagindo com tristeza à situaçao.
  • Luiz, acho radical prever que trata-se de um transtorno depressivo maior desta forma, sem termos um parâmetro de quanto tempo faz que o João está apresentando o quadro ou critérios mais precisos. Devemos ponderar os diagnósticos, rs.

    Acredito que o erro da questão esteja sim no fato de não se encaixar num diagnóstico de episódio depressivo sem outra especificação. Se for para pontuar ao que se assemelhe, poderíamos considerar o Transtorno da Adaptação Com Humor Depressivo. Vejamos:

    "   Os Transtornos de Ajustamento são codificados de acordo com o subtipo que melhor caracteriza os sintomas predominantes:

    F43.20 - 309.0 Com Humor Depressivo. Este subtipo deve ser usado quando as manifestações predominantes são sintomas tais como humor deprimido, tendência ao choro ou sensações de impotência."

  • Kunoichi Residente,

    Pode ser que seja radical pensar assim. Mas o importante aqui é trabalhar com os dados que o enunciado fornece e não tratar como se fosse um caso real. Afinal, estamos resolvendo uma questão de concurso, rsrsrs

    O que importa é responder de acordo com a perspectiva da banca e do comando da questão. Pelas informações dadas, a situação se assemelha a hipótese diagnóstica de Transtorno Depressivo Maior.

    Gabarito ERRADO.