SóProvas


ID
1426291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem ao portador de transtorno mental deve centrar-se no cuidado da pessoa, da família e da comunidade, com vistas ao preparo para a reintegração ou reabilitação social desse indivíduo. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Com a reforma psiquiátrica no Brasil, passou a ser recomendado que o indivíduo com transtorno psiquiátrico em fase aguda ou crônica recebesse atendimento em hospitais especializados de psiquiatria, o que implicou a abertura de novas unidades especializadas nesse tipo de serviço, bem como o aumento do número de leitos para atender a essa demanda.

Alternativas
Comentários
  • A Política de Saúde Mental no Brasil promove a redução programada de leitos psiquiátricos de longa permanência, incentivando que as internações psiquiátricas, quando necessárias, se deem no âmbito dos hospitais gerais e que sejam de curta duração. Além disso, essa política visa à constituição de uma rede de dispositivos diferenciados que permitam a atenção ao portador de sofrimento mental no seu território, a desinstitucionalização de pacientes de longa permanência em hospitais psiquiátricos e, ainda, ações que permitam a reabilitação psicossocial por meio da inserção pelo trabalho, da cultura e do lazer.
  • Complementando a resposta da Cláudia...

    E - Aprofundando as estratégias já estabelecidas para a redução de leitos em hospitais psiquiátricos e para o incremento dos serviços extra-hospitalares, o Ministério da Saúde aprova em 2004 o Programa Anual de Reestruturação da Assistência Hospitalar no SUS (PRH). A principal estratégia do Programa é promover a redução progressiva e pactuada de leitos a partir dos macrohospitais (acima de 600 leitos, muitas vezes hospitais-cidade, com mais de mil leitos) e hospitais de grande porte (com 240 a 600 leitos psiquiátricos).