SóProvas


ID
1426324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A assistência de enfermagem deve estar pautada na excelência do cuidado e nas práticas já validadas por estudiosos e profissionais em instituições de cuidado à saúde, visando-se a melhor recuperação dos sistemas fisiológicos. Acerca da assistência de enfermagem, julgue o item a seguir.

Ocorrendo dobras em sondas enterais para alimentação, fato que dificulta ou impossibilita a instilação de alimentos ou drogas, recomenda-se a manutenção da sonda no paciente, na mesma posição, e a reintrodução do fio guia no interior da sonda para a remoção da dobra.

Alternativas
Comentários
  • A Sondagem Nasoenteral, que é a mais utilizada para administração de dieta por sonda, refere-se à passagem de uma sonda flexível através das fossas nasais, esôfago, estômago e intestino delgado. Este procedimento fornece via segura e menos traumática para administração de dietas, hidratação e medicação. Para iniciar ou não a dieta com segurança para o paciente é necessário certificar-se quanto à localização da ponta radiopaca da sonda através da realização do exame de RX de abdome. A infusão da dieta no estômago ou intestino sempre deverá ser feita estando o paciente sentado ou na posição semi-sentado a pelo menos 45º ; esta posição deverá ser mantida durante 1 h após a administração da dieta; tal cuidado previne o refluxo, oferecendo mais conforto ao paciente. Para eliminar os resíduos de gordura e restos de dieta, que podem obstruir a luz da sonda, deverá ela ser irrigada com 20 ml de água, de preferência morna, após cada administração de dieta ou medicamentos. Na ocorrência de obstrução por dobras a sonda deve ser retirada e repassada, o fio-guia não deverá ser introduzido na sonda na tentativa de desobstruí-la, porque poderá perfurá-la e lesar a mucosa digestiva. Resposta ERRADO Bibliografia Luz MF. Enfermagem fundamentos técnicos do cuidar. Rio de Janeiro. Imperial Novo Milenio. 2010. Nunes ALB, Koterba E, Alves VGF, Abrahão V. Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral Associação Brasileira de Nutrologia. Terapia Nutricional no Paciente Grave. Projeto Diretrizes. Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, 2011. Unamuno MRDL, Marchini JS. Sondas: cuidados e administração de dietas. Medicina, Ribeirão Preto, 35: 95-101, jan./mar. 2002.
  • E- Na ocorrência de obstrução por dobras a sonda deve ser retirada e repassada, o fio-guia não deverá ser introduzido na sonda na tentativa de desobstruí-la, porque poderá perfurá-la e lesar a mucosa digestiva.

    Bibliografia Luz MF. Enfermagem fundamentos técnicos do cuidar. Rio de Janeiro. Imperial Novo Milenio. 2010. Nunes ALB, Koterba E, Alves VGF, Abrahão V. Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral Associação Brasileira de Nutrologia. Terapia Nutricional no Paciente Grave. Projeto Diretrizes. Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, 2011. Unamuno MRDL, Marchini JS. Sondas: cuidados e administração de dietas. Medicina, Ribeirão Preto, 35: 95-101, jan./mar. 2002.