SóProvas


ID
1426333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, que versam sobre a assistência de enfermagem ao indivíduo com disfunção neurológica e ao indivíduo com disfunção musculoesquelética.

Após artroplastia total de quadril, recomenda-se a manutenção das pernas em adução, a fim de evitar atrito entre o fêmur e o acetábulo, sendo preferida a posição de decúbito contralateral à região da cirurgia, o que diminuirá a chance de ocorrência de contraturas musculares e dores.

Alternativas
Comentários
  • Para prevenir a luxação da prótese de quadril, o repouso no leito deve ser em decúbito dorsal horizontal, com membros inferiores em abdução e colocar o triângulo abdutor entre as pernas e quando em decúbito lateral, lateralizar para o lado contrário da cirurgia. O curativo da incisão cirúrgica deve estar sempre limpo e seco, em suas trocas devem-se observar manifestações de infecção: hiperemia, dor, edema e presença de exsudato. Durante a cirurgia, o paciente perde em média de 300 a 500 ml de sangue, portanto é necessário monitorar os resultados de hemoglobina e hematócrito, avaliar perfusão periférica, monitorar sinais de TVP (dor, calor, hiperemia, edema e engurgitamento da panturrilha) e manter meias elásticas e compressor mecânico de membros inferiores. (Hospital Israelita ALBERT EINSTEIN, 2009; TASHIRO; MURAYAMA, 2001).