SóProvas


ID
1426372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item seguinte, referentes ao atendimento em situações de urgência e emergência.

Em caso de picada de cobra venenosa, o soro antiofídico deve ser administrado preferencialmente por via endovenosa, por infusão lenta, podendo ser administrado, também, por via intramuscular.

Alternativas
Comentários
  • O único tratamento eficaz para o envenenamento por serpente é o soro antiofídico, específico para cada tipo (gênero) de serpente. Quanto mais rapidamente for feita a soroterapia, menor será a chance de haver complicações; é difícil estabelecer um tempo limite para a aplicação do soro. A escolha do soro e a quantidade dependem do diagnóstico que deve ser feito para cada tipo de acidente. Antes de se administrar o soro é preciso avaliar se há manifestações clínicas que indiquem que o indivíduo foi picado por uma serpente peçonhenta. Deste modo, a soroterapia é feita de acordo com a gravidade do envenenamento. Sua administração é por via intravenosa e não deve ser feita fora do ambiente hospitalar, pois pode provocar reações alérgicas que podem ser graves e requerem tratamento imediato. Logo, a administração do soro é feita somente por via endovenosa, não sendo permitida a intramuscular.

    Resposta ERRADO
    Bibliografia http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/ci...
  • Para ser eficaz, é necessário que seja específica para o tipo de veneno do animal agressor (importante a identificação do animal); seja administrado dentro do menor prazo possível e na dose necessária. Se o número disponível de ampolas for inferior ao recomendado, a soroterapia deve ser iniciada enquanto se providencia o tratamento complementar. A via de escolha da administração do soro é EV, caso não seja possível, administrar via SC. O soro, diluído ou não deve ser infundido em 20 a 60min. A via IM não deve ser utilizada (exceto Soro Antilatrodectus que é por via IM) e o soro nunca deve ser administrado no local da picada.

    http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/zoonoses_intoxicacoes/Soroterapia_Antivenenos.pdf

  •  A administração do soro é feita somente por via endovenosa, não sendo permitida a intramuscular.