SóProvas


ID
1426384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca dos desequilíbrios ácido-básicos, julgue o item seguinte.

A alcalose respiratória decorre da excreção inadequada, o que acarreta aumento dos níveis do ácido carbônico.

Alternativas
Comentários
  • alcalose respiratória é causada pelo baixo nível de CO2 sanguíneo, devido à rápida e profunda respiração.

    A hiperventilação, ou respiração rápida e profunda resulta em uma eliminação excessiva de anidrido carbônico no sangue. A causa mais comum de hiperventilação e, portanto, de alcalose, é a ansiedade. Outras causas são: dor, cirrose hepática, baixos valores de oxigênio sanguíneo, febre e sobredose de aspirina.

    Este tipo de alcalose pode produzir ansiedade e sensação de formigamento ao redor dos lábios e na face. Caso ocorra agravamento do quadro, pode haver espasmos musculares e o paciente pode sentir-se fora da realidade.

    Normalmente o diagnóstico é feito apenas por meio do histórico e quadro clínica apresentado pelo paciente. Quando o diagnóstico não é óbvio, o valor do anidrido carbônico e uma amostra de sangue arterial podem ser medidos. Frequentemente, o pH sanguíneo é elevado.

    fonte: Manual Merck
  • Alcalose respiratória ocorre quando FCO2 está abaixo de 35, sendo que HCO3 está dentro dos parâmetros normais. Alcalose metabólica ocorre pelo aumento do HCO3 acima de 26.

  • A alcalose respiratória é a diminuição primária da PCO2 com ou sem redução compensatória do HCO3–; o pH pode estar elevado ou quase normal. A causa é o aumento da frequência respiratória e/ou do volume (hiperventilação). Acontece diminuição do ácido carbonico.

  • ALCALOSE RESP: diminuição de dióxido de carbono

    ACIDOSE RESP: aumento de dióxido de carbono