Análise da questão:
A
assertiva alega que o direito possui uma maior dependência em relação à
sociologia, em detrimento das demais ciências sociais. A banca considerou a
assertiva incorreta.
De
fato, o direito, enquanto ciência social aplicada, possui interseções e até
mesmo é possível falar em certa dependência com outras áreas do saber, em
especial alguns ramos das ciências sociais, como a história, a ciência
política, a economia, a psicologia, dentre outros.
Acredito
que o erro da assertiva reside na consideração da dependência quase absoluta da
sociologia para o direito em detrimento dos demais ramos, igualmente relevantes.
Nesse
sentido, concordo com o gabarito fornecido pela banca
Gabarito: ERRADO
O Direito é uma ciência social aplicada (regulamentado seu ensino, inclusive, por Portaria do MEC) e depende, para sua aplicação de outras ciência sociais como Psicologia, Sociologia, Filosofia, Criminologia, entre outras tantas.
O erro do enunciado está em dizer que a Sociologia domina - quase que totalmente, segundo a questão - o domínio de aplicação interdisciplinar do Direito com outras ciências sociais. Não há esse predomínio quase absoluto. A própria Sociologia depende, fortemente, para sua aplicação, da influência de outras ciências sociais:
" A área de Ciências Sociais Aplicadas reúne campos de conhecimento interdisciplinares, voltados para os aspectos sociais das diversas realidades humanas.
Ou seja, estão reunidos nessa área cursos que, embora tenham conteúdos diferentes, têm o mesmo objetivo: entender quais são as necessidades da sociedade e, também, quais são as consequências de viver em sociedade.
Em 23 de janeiro de 2008, por meio da Portaria nº 9, o ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), estabeleceu que este grupo comporta os cursos nas áreas de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciência da Informação, Comunicação, Desenho Industrial, Demografia, Direito, Museologia, Planejamento Rural e Urbano e Serviço Social."
Fonte: https://www.unibh.br/blog/o-que-e-realmente-estudado-na-area-de-ciencias-sociais-aplicadas/
" Muito embora a Sociologia Jurídica seja frequentemente definida como um ramo da Sociologia que se dedica especificamente ao estudo do direito, esse conceito algumas vezes é compreendido como um campo de pesquisa autônomo. Independente dessa disputa em torno de sua definição é uma área claramente ligada à antropologia, à ciência política, ao direito, à psicologia e especialmente à sociologia. Desse modo, é uma ciência rica por empregar conceitos, métodos e teorias desses outros campos do conhecimento aos quais se filia."
Fonte: http://www.sociologia.com.br/sociologia-juridica/