-
O cientista político Arend Lijphart, em seu livro "Modelos de Democracia", analisa o desempenho do governo de 36 países. Como resultado, ele encontra certos padrões que podem ser agrupados em dois modelos, quais sejam: majoritário e consensual.
O modelo majoritário representa a vontade da maioria, em que o poder político se concentra nas mãos de uma pequena maioria simples, ao invés de uma absoluta. Geralmente, neste modelo, o Executivo é o poder com mais força. Já o consensual compreende a maioria absoluta como requisito mínimo, em que se visa a uma ampla participação no governo, buscando compartilhar, dispersar e limitar o poder de várias formas. Aqui, os diversos grupos sociais fazem pressão no governo para serem representados, cujos sistemas eleitorais tendem a ser de representação proporcional.
No Brasil, coexistem os sistemas
eleitorais majoritário e proporcional. Na escolha dos titulares do Poder Executivo e dos
representantes do Senado Federal, utiliza-se o sistema majoritário com maioria absoluta (Presidente e Governadores) e sistema majoritário com maiorias simples (Senadores). Já Deputados e Vereadores são eleitos pelo sistema proporcional, na modalidade
de quocientes eleitorais.
Logo, os conceitos de democracia e de princípio majoritário não são coincidentes. Gabarito: ERRADO.
-
Acho que a democracia é coincidente com o princípio majoritário a partir do momento em que tem como regra a escolha da alternativa de maior número (ex.: maior número de votos).
-
Na democracia, também defende-se o direito das minorias, o que não estava na questão.
Boa sorte, bons estudos.
-
ERRADO - galera, poste o GABA, vc ajuda o cara que não é pagante - Deus abençoa você.
-
Democracia é um conceito mais amplo,podemos argumentar que na Democracia brasileira temos o princípio majoritário(eleição de senadores,presidente,governadores,prefeitos),porém deputados e vereadores não são eleitos apenas pela quantidade de votos,é um sistema proporcional partidário.
podemos argumentar também que a palavra Democracia é uma palavra de legitimação,e portanto usada em sentido amplo,ou seja,como governo da maioria(maioria dos votos) + governo da minoria(pela incorporação do estado de direito no conceito de democracia,feito pelos democratas;formando o estado democrático de direito