SóProvas


ID
1428247
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base no pronunciamento conceitual básico, analise as afirmativas a seguir.

I. Os benefícios econômicos futuros incorporados a um ativo podem fluir para a entidade de diversas maneiras. Por exemplo se, entre outras possibilidades, o ativo for usado isoladamente ou em conjunto com outros ativos na produção de bens, ou na prestação de serviços a serem vendidos pela entidade; (b) trocado por outros ativos; (c) usado para liquidar um passivo; ou (d) distribuído aos proprietários da entidade.

II. Muitos ativos, como os itens do imobilizado, têm forma física, que não é essencial para a existência de ativo. As patentes e os direitos autorais são considerados ativos, caso deles sejam esperados que benefícios econômicos futuros que fluam para a entidade e caso eles sejam por ela controlados.

III. Deve-se fazer uma distinção entre obrigação presente e compromisso futuro. A decisão da administração de uma entidade para adquirir ativos no futuro dá origem a uma obrigação presente. A obrigação normalmente surge somente quando um ativo é entregue ou a entidade ingressa em acordo irrevogável para adquirir o ativo.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Ou o examinador tenta confundir o candidato com essas redações podres, ou o cara é burro mesmo. Os enunciados são um lixo.

  • Resolução 1374 de 08/12/2011 (CFC)

    Ítem III da questão)
    4.16.Deve-se fazer uma distinção entre obrigação presente e compromisso futuro. A decisão da administração de uma entidade para adquirir ativos no futuro NÃO dá origem, por si só, a uma obrigação presente. A obrigação normalmente surge somente quando um ativo é entregue ou a entidade ingressa em acordo irrevogável para adquirir o ativo. Nesse último caso, a natureza irrevogável do acordo significa que as consequências econômicas de deixar de cumprir a obrigação, como, por exemplo, em função da existência de penalidade contratual significativa, deixam a entidade com pouca, caso haja alguma, liberdade para evitar o desembolso de recursos em favor da outra parte.
  • Acredito que essa questão esteja desatualizada, pois nada se encontra do item I no atual CPC 00- estrutura conceitual R2, atualizado em 2019.

  • Pessoal reclama sem razão. Em que pese todas as ressaltavas, trata-se de uma questão de leitura: I e II estão perfeitas. A III erra somente na parte: "A decisão da administração de uma entidade para adquirir ativos no futuro dá origem a uma obrigação presente." Este é justamente o conceito de compromisso futuro, que não é uma obrigação, a não ser que houve um contrato firmado.