SóProvas


ID
1428850
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um Sistema Operacional (SO) utiliza-se um mecanismo de escalonamento de processos baseado em Round Robin (RR) com um quantum igual a duas unidades de tempo. Quatro processos (W, X, Y e Z) são submetidos para execução simultaneamente. Porém, cada um demanda um tempo diferente de execução total do processador, catalogado na tabela a seguir.

                                                    W      X      Y       Z
       Tempo de execução total        4       5       4       6

Define-se o Turnaround Time (TAT) como sendo o tempo total que um processo passa em execução no processador mais o tempo em que ele espera na fila, enquanto o processador está ocupado com outros processos.

Considerando que nenhum outro processo é submetido ao sistema e que a ordem na fila escolhida pelo SO é W, X, Y e Z, o TAT do processo X, em unidades de tempo, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    No Round Robin, os processos ganham o mesmo valor de quantum que, nesse caso, foi de 2 unidades de tempo. Quando um processo não termina sua execução nesse tempo, ele é retirado da CPU e vai para a fila de processos prontos, enquanto o próximo processo ganha o processador.

     

    Dessa forma, os processos começam com seus tempos de execução, e seu processamento é feito em rodadas, chegando no últmo e voltando a execução para o primeiro.

     

    Abaixo, em negrito, é o tempo de execução que restou de cada processo após a primeira rodada. Sublinhado, após a segunda rodada. Na terceira rodada, paramos no X, que é o processo que nos interessa.

     

    W - 4 - 2 - 0 (2+2)

    X - 5 - 3 - 1 - 0 (2+2+1)

    Y - 4 - 2 - 0 (2+2)

    Z - 6 - 4 - 2 (2+2)

     

    A soma de execução dos outros processos mais a execução total de X = 17.