SóProvas


ID
1429204
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Considere o seguinte algoritmo de ordenação de elementos em uma lista:

1. Escolha um elemento que será chamado o pivot da lista.
2. Reordene a lista de tal forma que os elementos menores que o pivot venham antes dele e os elementos maiores ou iguais ao pivot venham depois dele. Essa operação é chamada de partição, e cria duas sublistas:
a. a de menores que o pivot e
b. a de maiores ou iguais ao pivot.
3. Aplique recursivamente os passos 1 e 2 às sublistas de menores e maiores que o pivot.

O algoritmo acima corresponde ao

Alternativas
Comentários
  • QuickSort: Esse algoritmo divide um conjunto de itens em conjuntos menores, que são ordenados de forma independente, e depois os resultados são combinados para produzir a solução de ordenação do conjunto maior. Trata-se, portanto, de um algoritmo do tipo Divisão-e-Conquista i.e., repartindo os dados em subgrupos, dependendo de um elemento chamado pivô. Talvez seja o método de ordenação mais utilizado! Isso ocorre porque quase sempre ele é significativamente mais rápido do que todos os demais métodos de ordenação baseados em comparação. Ademais, suas características fazem com que ele, assim como o MergeSort, possa ser facilmente  paralelizado. Ele também pode ser adaptado para realizar ordenação externa (QuickSort Externo). Neste método, a lista é dividida em parte esquerda e parte direita, sendo que os elementos da parte esquerda são todos menores que os elementos da parte direita. Essa fase do processo é chamada de partição. Em seguida, as duas partes são ordenadas recursivamente (usando o próprio QuickSort). A lista está portanto ordenada corretamente! Uma estratégia para fazer a partição é escolher um valor como pivô e então colocar na parte esquerda os elementos menores ou iguais ao pivô e na parte direita os elementos maiores que o pivô – galera, a escolha do pivô é crítica! Em geral, utiliza-se como pivô o primeiro elemento da lista, a despeito de existirem maneiras de escolher “melhor” pivô.
    Esse algoritmo é um dos métodos mais rápidos de ordenação, apesar de às vezes partições desequilibradas poderem conduzir a uma ordenação lenta. A eficácia do método depende da escolha do pivô mais adequado ao conjunto de dados que se deseja ordenar. Alguns, por exemplo, utilizam a mediana de três elementos para otimizar o algoritmo.

  • Gabarito A

    Quicksort - Escolhe-se um pivot e particiona-se a lista em duas sublistas: uma com os elementos menores que ele e outra com os maiores, que, ao serem ordenadas e combinadas com o pivot, geram uma lista ordenada. O processo é aplicado às partições para ordená-las. Embora tenha uma complexidade de pior caso de O(n2 ), no caso médio é de O(n log n). 
     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Força Guerreiro!!!!!!