SóProvas


ID
1429234
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma empresa integrou diversos sistemas legados, na sua maioria escritos em COBOL e rodando em mainframes, à sua nova arquitetura de software, orientada para serviços. A solução adotada irá permitir que aplicações antigas, mas que ainda são úteis para a empresa, possam conviver com sistemas mais novos, baseados na Web e desenvolvidos em J2EE e PHP.

Em qual princípio SOA essa solução se encaixa?

Alternativas
Comentários
  • A interoperabilidade está ligada a diversos outros princípios, mas a interoperabilidade por si só não é um princípio.

    https://marcobaccaro.wordpress.com/2013/11/29/8-principios-de-design-para-soa/

  • INTEROPERABILIDADE == Interoperabilidade não é somente integração de sistemas nem somente integração de redes. Não referencia unicamente troca de dados entre sistemas e não contempla simplesmente definição de tecnologia.É, na verdade, a soma de todos esses fatores, considerando, também, a existência de um legado de sistemas, de plataformas de hardware e software instaladas. Parte de princípios que tratam da diversidade de componentes, com a utilização de produtos diversos de fornecedores distintos. Tem por meta a consideração de todos os fatores para que os sistemas possam atuar cooperativamente, fixando as normas, as políticas e os padrões necessários para consecução desses objetivos.

  • Princípios de orientação a serviço:

     

    Autonomia: exige que a lógica de processamento restrita (autocontrole). Pode ser no nível do serviço (compartilha recursos), ou Pura (não compartilha recursos).

    Interoperabilidade: serviços devem ser capazes de interagir com outros serviços independente de tecnologia, linguagem, SO, etc. Para isso, utiliza-se protocolos abertos.

    Baixo acoplamento: baixa dependência. Implementação pode ser modificada sem causar impacto aos consumidores do serviço.

    Contrato Padronizado: contrato bem definido que exponha funcionalidade e encapsule detalhes ao mesmo tempo. Acordo formal entre consumidor e fornecedor do serviço, criando uma relação de dependência(que deve ser baixa).

    Reusabilidade: O serviço deve possuir valor em diversos contextos de processos de negócio, a fim de ser reutilizado. Além disso, deve ser projetado considerando várias formas de reúso. Quanto mais alta a granularidade e mais específica for a sua lógica, menos reutilizável ele será.

    Abstração: um serviço deve expor somente informações relevantes aos consumidores. Quanto mais funcionalidades encapsuladas, maior a granularidade.

    Independência de estado: um serviço deve evitar armazenar informações de estado e contexto. Dependência de estado e contexto reduzem a reusabilidade.

    Visibilidade: contratos devem ser publicados e disponibilizados a fim de serem descobertos pelos consumidores.

    Capacidade de composição: serviços devem ser capazes de participar de composições com outros serviços. Para isso, devem ser o mais desacoplados possíveis.

     

    Fonte; SOA modelagem, análise e design - Fugita e Hirama

     

    @papirobizurado