SóProvas


ID
1429675
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando-se a técnica de administração de medicamentos oftálmicos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Antes da administração do medicamento, com algodão ou gaze com solução salina estéril, deve-se remover o exsudato da pálpebra e dos cílios, começando pelo canto interno do olho, para não levar resíduos para os ductos lacrimais.

    O paciente deve flexionar levemente a cabeça para trás, o enfermeiro deve puxar a pálpebra inferior para baixo para expor o saco conjuntival. As medicações oftálmicas devem sempre ser instiladas no saco conjuntival inferior e nunca diretamente sobre a córnea para não a lesionar.

    Deve sempre tomar cuidado para não encostar o frasco de solução oftálmica no olho do paciente para que não ocorra contaminação do frasco.

    Após instilar gotas oftálmicas solicitar para o paciente que ele feche delicadamente os olhos e deve-se aplicar uma pressão suave ao canto interno da pálpebra sobre o osso por, aproximadamente, um a dois minutos para evitar que a medicação atinja o canal lacrimal.


    Resposta D


    Bibliografia


    Taylor CR, Lillis C, Lemone P, Lynn P. Fundamentos de Enfermagem: A Arte e a Ciência do Cuidado de Enfermagem, 7 edicação, Artmed, 2014.


  • Resposta D
    Antes da administração do medicamento, com algodão ou gaze com solução salina estéril, deve-se remover o exsudato da pálpebra e dos cílios, começando pelo canto interno do olho, para não levar resíduos para os ductos lacrimais.
    - O paciente deve flexionar levemente a cabeça para trás, o enfermeiro deve puxar a pálpebra inferior para baixo para expor o saco conjuntival. As medicações oftálmicas devem sempre ser instiladas no saco conjuntival inferior e nunca diretamente sobre a córnea para não a lesionar.
    - Deve sempre tomar cuidado para não encostar o frasco de solução oftálmica no olho do paciente para que não ocorra contaminação do frasco.
    - Após instilar gotas oftálmicas solicitar para o paciente que ele feche delicadamente os olhos e deve-se aplicar uma pressão suave ao canto interno da pálpebra sobre o osso por, aproximadamente, um a dois minutos para evitar que a medicação atinja o canal lacrimal.

    Bibliografia: Taylor CR, Lillis C, Lemone P, Lynn P. Fundamentos de Enfermagem: A Arte e a Ciência do Cuidado de Enfermagem, 7 edicação, Artmed, 2014.