- ID
- 1429681
- Banca
- COSEAC
- Órgão
- UFF
- Ano
- 2014
- Provas
- Disciplina
- Enfermagem
- Assuntos
A tuberculose continua sendo mundialmente um importante problema de saúde, já que ainda obedece a todos os critérios de priorização de um agravo em saúde pública, ou seja, de grande magnitude, transcendência e vulnerabilidade, exigindo, portanto, o desenvolvimento de estratégias para o seu controle e especial atenção dos profissionais de saúde e da sociedade. Em relação ao controle e tratamento da tuberculose, analise as afirmativas abaixo.
I Em todos os esquemas, a medicação é de uso diário e deverá ser administrada preferencialmente em jejum em uma única tomada.
II A rifampicina interfere na ação dos contraceptivos orais, devendo as mulheres, em uso deste medicamento, receberem orientação para utilizar outros métodos anticoncepcionais.
III Devido ao risco de hepatotoxidade, se nos dois primeiros meses de tratamento o paciente apresentar elevação dos níveis séricos das enzimas hepáticas, será necessária a interrupção ou alteração do esquema terapêutico.
IV A técnica
do escarro induzido, utilizando – se nebulizador ultrassônico e solução salina hipertônica
(5mL de NaCl 3% a
5%), pode ser usada em pacientes com forte suspeita de tuberculose pulmonar e
sem adequado material proveniente da árvore brônquica.
V Nos profissionais de saúde, a revacinação por BCG traz benefícios no sentido de proteção contra a tuberculose, além de facilitar o monitoramento das medidas de controle de infecção na interpretação de novas provas tuberculínicas.
VI O tratamento da tuberculose em pessoas infectadas pelo HIV segue as mesmas recomendações para os não infectados, tanto nos esquemas quanto na duração total do tratamento.
Estão corretas apenas as afirmativas: