SóProvas


ID
1429693
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em epidemiologia, a morbidade é estável quando o coeficiente de incidência e a duração de uma doença permanecem constantes com o tempo. Nesses casos, pode-se afirmar que a prevalência é igual:

Alternativas
Comentários
  • Coeficiente de Incidência: Número de casos novos da doença /local/período, dividido pela População do mesmo local e período x 10 n

    Coeficiente de Prevalência: Número de casos existentes (novos + antigos) /local/momento/período dividido pela População do mesmo local e período x 10 n A diferença para o cálculo da incidência e da prevalência é que na incidência usa-se somente os casos novos e na prevalência são os casos novos mais os casos antigos.

    Prevalência – Casuística de morbidade que se destaca por seus valores maiores do que zero sobre os eventos de saúde ou não doença. É termo descritivo da força com que subsistem as doenças nas coletividades.

    Incidência – Termo que em epidemiologia traduz a ideia de intensidade com que acontece a morbidade em uma população. Logo, quando a quando o coeficiente de incidência e a duração de uma doença permanecem constantes com o tempo a prevalência é igual ao produto da incidência da doença pela duração da doença.

    Resposta A

    Bibliografia
    www.cvs.saude.sp.gov.br
  • Exemplifica bem essa questão o texto a seguir:

    "A duração da doença (D) também influencia nessa dinâmica e, em termos gerais, pode-se afirmar que em situação de equilíbrio, a prevalência (P) é o produto da incidência (I) pela duração da doença (P=IxD)." 

    Fragmento de texto retirado de: Módulos de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades. Módulo 3: medida das condições de saúde e doença na população / Organização Pan-Americana da Saúde. Brasília : Organização Pan-Americana da Saúde ; Ministério da Saúde, 2010.

     

    Força e Fé!