SóProvas


ID
1429753
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto ao gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde, é possível afirmar que, dependendo do volume de geração de resíduos e da funcionalidade do estabelecimento, poderá ser utilizada a “sala de utilidades” de forma compartilhada, mas é obrigatória a conservação dos sacos em recipientes adequados. Essa recomendação refere-se ao(à):

Alternativas
Comentários
  • Os resíduos do serviço de saúde devem ser muito bem controlados desde a produção até a destinação final. A segregação normalmente é realizada pela equipe de enfermagem, que na utilização dos recursos materiais, os separam nos grupos a que lhes compete:

    grupo A - resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção;
    grupo B - resíduos químicos;
    grupo C - rejeitos radioativos;
    grupo D - resíduos comuns;
    grupo E - materiais perfurocortantes

    Depois da segregação o resíduo pode ir para um abrigo temporário, depois para o abrigo externo onde será retirado para a destinação final correta. O abrigo temporário consiste na guarda temporária dos recipientes contendo os resíduos já acondicionados, em local próximo aos pontos de geração, visando agilizar a coleta dentro do estabelecimento e otimizar o deslocamento entre os pontos geradores e o ponto destinado à disponibilização para coleta externa.

    Dependendo do volume de geração e da funcionalidade do estabelecimento, poderá ser utilizada a "sala de utilidades" de forma compartilhada. Neste caso, além da área mínima de seis metros quadrados destinados à sala de utilidades, deverá dispor, no mínimo, de mais dois metros quadrados para armazenar dois recipientes coletores para posterior traslado até a área de armazenamento externo.

    A sala para guarda de recipientes de transporte interno de resíduos deve ter pisos e paredes lisas e laváveis, sendo o piso, além disso, resistente ao tráfego dos recipientes coletores. Deve possuir iluminação artificial e área suficiente para armazenar, no mínimo, dois recipientes coletores, para o posterior traslado até a área de armazenamento externo. Para melhor higienização é recomendável a existência de ponto de água e ralo sifonado com tampa escamoteável.

    Resposta C

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde / Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
  • Armazenamento externo.

     

    A área deve possuir cobertura, dimensões compatíveis com os equipamentos que serão submetidos à limpeza e higienização, piso e paredes lisos, impermeáveis, laváveis, providos de pontos de iluminação e tomada elétrica, ponto de água, preferencialmente quente e sob pressão, canaletas de escoamento de águas servidas direcionadas para a rede de esgotos do estabelecimento e ralo sifonado provido de tampa que permita a sua vedação.

  • Armazenamento temporário .