SóProvas


ID
1429774
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente com tempo de protrombina (TP) ou tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) maiores que o normal corre risco pós-operatório de:

Alternativas
Comentários
  • Tempo de Protombina (TP) – A determinação do Tempo de Protombina (TP) avalia a atividade extrínseca do sistema de coagulação. O reagente para análise in vitro contém fator tecidual, fosfolípides e cálcio, enquanto o plasma da pessoa que está sendo avaliada fornece os fatores I (fibrinogênio), II (protombina) V, VII e X. A deficiência ou ausência de qualquer um desses fatores prolongará o tempo de cogulação.

    Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPa) – A determinação do tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPa) é a prova que avalia a via intrínseca da coagulação, pela recalcificação, onde as variáveis constituídas pelo número de plaquetas e pelo grau de ativação dos fatores XI e XII são eliminadas pela adição de um fosfolipíde e de um ativador (ácido elágico).

    Ou seja, tanto a de protrombina (TP) quanto o tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA) estão envolvidos com a cascata de coagulação, com a coagulação do sangue, um tempo maior que o normal desses compostos significa que o paciente terá um risco maior de sangramento.

    Resposta C

    Bibliografia

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.