SóProvas


ID
1430254
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Entre outros fatores, a coerência na indexação é influenciada

Alternativas
Comentários
  •  a)pelo tamanho e especificidade do vocabulário; quanto maior for a extensão e a especificidade do vocabulário, mais fácil será utilizá-lo de maneira coerente. Claramente errada, quanto maior a extensão e especificidade do vocabulário maior será a discordância quando a coerência, afinal, mais chance dos termos escolhidos pelos indexadores não baterem. 

     

     b)pelo tipo de vocabulário usado na indexação; na maioria das vezes, a linguagem natural melhora a coerência na representação do conteúdo dos documentos. Acredito que aqui o erro seja dizer que a linguagem natural melhora a coerência, uma linguagem natural com termos diversos sem padronização ia era atrapalhar a coerência. 

     

     c)pela quantidade de termos atribuídos a um documento; há maior concordância com os termos considerados principais do que com aqueles tidos como de menor importância. Com certeza, questão de lógica, nos termos principais sempre haverá mais chance de coerência entre os indexadores, afinal, são mais fáceis e claros de serem identificados.

     

     d)por aspectos dependentes do indexador; indexadores com formações diferentes tendem a ser mais objetivos e coerentes do que indexadores com experiências semelhantes. Aqui seria o contrário

     

     e)pela extensão do documento indexado; quanto maior o documento, maior será a quantidade de termos específicos atribuídos e maior será a coerência na indexação. Pelo contrário, quanto maior os termos mais fácil de existir discordância entre os indexadores.

     

  • Tirando trechos do livro de Lancaster (2004) para justificar o erro de cada alternativa:

     

    a) ERRADA: "O terceiro fator identificado na figura 25 corresponde ao tamanho e à especificidade do vocabulário. Quanto maior o vocabulário, maior será a probabilidade de ser específico, e quanto maior for sua especificidade, mais diflcil será utilizá-lo de modo coerente. Por exemplo, há mais probabilidade de dois indexadores concordarem que um documento trata de corrosão do que de concordarem quanto ao tipo de corrosão que é estudado. Quanto mais sutis forem os matizes de significado que um vocabulário possa expressar, mais difícil será alcançar-se coerência." (p. 74-75)

     

    b) ERRADA: "O segundo fator que influi sobre a coerência (figura 25) é o tipo de vocabulário utilizado na indexação. Uma das principais vantagens proclamadas para se adotar um vocabulário controlado é que ele melhorará a coerência na representação do conteúdo temático. Entretanto, a relação entre controle de vocabulário e coerência do indexador não é tão imediata quanto pareceria à primeira vista. (...) Convém salientar, de passagem, que não é tão simples quanto pareceria à primeira vista fazer uma comparação entre indexação com termos livres e indexação com termos controlados. Um termo controlado é ou não é atribuído. Na indexação com termos livres, entretanto, defrontamo-nos com o problema de ter que decidir se duas expressões são ou não são idênticas. Por exemplo, considerase 'corrente elétrica' como igual a 'corrente eléctrica', ou como se avalia uma situação em que um indexador escolhe o termo 'literatura francesa medieval' e um outro utiliza 'literatura medieval' e 'literatura francesa'?" (p.73-74)

     

    c) CORRETA: "Se se pedisse aos indexadores que atribuíssem termos, em ordem de 'importância' percebida, ao conteúdo temático do documento, provavelmente obter-se-ia razoável grau de concordância no que concerne aos termos do alto da lista. Na medida em que se descer nessa lista essa concordância certamente diminuirá. Em outras palavras, é certo que haverá mais concordância quanto aos tópicos do documento considerados principais do que quanto aos tópicos considerados de menor importância que mereçam ser incluídos." (p.70)

     

    (Continua)

  • (Continuando)

     

    d) ERRADA: "O quinto fator tem a ver com os indexadores como indivíduos. E quase certo que dois indexadores com formação bastante similar (educação, experiência, interesses) tenham mais probabilidade de concordar com o que deve ser mdexado do que dois outros com formação muito diferente. Relacionados a isso estão o tipo e a duração do treinamento. Se todos os indexadores participam do mesmo programa rigoroso de treinamento, isso contribui para reduzir a importância da formação prévia como fator que influi na coerência. Também é importante o conhecimento do conteúdo temático com que se lida. Se dois indexadores tiverem quase o mesmo nível de conhecimento especializado, serão mais coerentes entre si do que se um deles for muito entendido na matéria e o outro tiver apenas um conhecimento superficial do conteúdo temático." (p.76)

     

    e) ERRADA: "Finalmente, a extensão do item indexado influi na coerência: quanto menor o item, menor será a quantidade de termos que a ele se aplicarão de modo plausível. Não causa espécie que Harris et al (1966) hajam verificado que a coerência era maior na indexação de questões (breves enunciados textuais) do que na indexação de artigos de periódicos. Rodgers (1961), Fried e Prevel (1966), Leonard (1975), e Horcy (1983) também encontraram indícios de coerência declinante com a extensão do documento, enquanto Tell (1969) constatou que a coerência quando se indexava a partir do texto integral dos artigos era menor do que quando se indexava a partir dos títulos ou dos resumos." (p.77)

     

    Fonte: LANCASTER, F.W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. rev. atual. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2004.

  •  C - Única alternativa que apresenta um fator que influencia a coerência juntamente com uma justificativa plausível. Lancaster (p. 70) afirma que ¨haverá mais concordância quanto aos tópicos do documento considerados principais do que quanto aos tópicos considerados de menor importância que mereçam ser incluídos.