SóProvas


ID
1433479
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O excedente de preço de venda obtido sobre o valor contábil de um leaseback enquadrado como arrendamento mercantil  financeiro é uma

Alternativas
Comentários
  • CPC 06 (R1) – ARRENDAMENTO MERCANTIL


    Transação de venda e leaseback

    58. Uma transação de venda e leaseback (retroarrendamento pelo vendedor junto ao comprador) envolve a venda de um ativo e o concomitante arrendamento mercantil do mesmo ativo pelo comprador ao vendedor. O pagamento do arrendamento mercantil e o preço de venda são geralmente interdependentes por serem negociados como um pacote. O tratamento contábil de uma transação de venda e leaseback depende do tipo de arrendamento mercantil envolvido.

    59. Se uma transação de venda e leaseback resultar em arrendamento mercantil financeiro, qualquer excesso de receita de venda obtido acima do valor contábil não deve ser imediatamente reconhecido como receita por um vendedor-arrendatário. Em vez disso, tal valor deve ser diferido e amortizado durante o prazo do arrendamento mercantil.

    60. Se o leaseback for um arrendamento mercantil financeiro, a transação é um meio pelo qual o arrendador financia o arrendatário, com o ativo como garantia. Por essa razão, não é apropriado considerar como receita um excedente do preço de venda obtido sobre o valor contábil. Tal excedente deve ser diferido e amortizado durante o prazo do arrendamento mercantil. 


    Por exemplo: Uma máquina com saldo de 1.600 e depreciação acumulada de 600 (valor contábil = 1.600 - 600 = 1.000) foi vendida em leaseback que resultou em arrendamento mercantil financeiro. Considerando o preço de venda de 1.500, eis o lançamento inicial:


    D - Contas a Receber    1500

    D - Depreciação Acumulada   600

    C - Máquinas    1.600

    C - Receitas a Apropriar (retificador de contas a receber)   500


    Fonte: Prof. Ricardo J Ferreira, Contabilidade Básica, p. 1.008



    gab: E

  • O leaseback é a operação em que a empresa vende um ativo e depois o arrenda
    do comprador.
    Pode ser leaseback Operacional ou Financeiro.
    Se for leaseback Operacional: o lucro na venda do ativo vai para o resultado
    do exercício (desde que a operação tenha sido pelo valor justo).
    Se for leaseback Financeiro: o excesso de receita (o lucro) é diferido e
    amortizado pelo prazo da operação.
    Gabarito  E

    Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa