SóProvas


ID
1434643
Banca
IBFC
Órgão
HEMOMINAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A assistente social Paula foi admitida para atuar em uma instituição hospitalar em uma pequena cidade interiorana, na área de Pronto Socorro (P.S.), no mês em que esta foi inaugurada. Em sua primeira semana de trabalho no P.S., a instituição recebeu as vítimas de um incêndio ocorrido nas proximidades, em quantidade superior às suas possibilidades de atendimento. Por ter formação também na área de enfermagem, Paula seguiu para o hospital fora do seu horário de trabalho, culminando por auxiliar no primeiro atendimento aos pacientes, como voluntária. Após este episódio, a administração do hospital começou a solicitar que Paula executasse trabalhos como enfermeira, além de sua atividade como assistente social. Ao questionar o fato junto aos seus superiores, estes informaram a Paula que esta deveria também realizar este trabalho. Diante deste fato:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra B

    Código de Ètica profissional

    Art. Direitos 

    h) ampla autonomia no exercício da Profissão, não sendo obrigado a prestar serviços

    profissionais incompatíveis com as suas atribuições, cargos ou funções;

  • Gabarito B

    Para compreender melhor a diferença entre direito e dever conforme o C.E.

    Direito => Prerrogativa, condição para que o exercício profissional aconteça. O que nos é garantido enquanto profissional.

    Dever => Noção de obrigatoriedade, que se não cumprinda, ou seja, negligenciada, pode levar o Assistente Social a responder ética, administrativamente e penalmente. É uma obrigação de fazer.  

  • DOS DIREITOS E DAS RESPONSABILIDADES GERAIS DO/A ASSISTENTE SOCIAL

    Art. 2º Constituem direitos do/a assistente social: 

    h- ampla autonomia no exercício da Profissão, não sendo obrigado a prestar serviços profissionais incompatíveis com as suas atribuições, cargos ou funções;