Os vinhos licorosos possuem uma longa história no mundo do vinho, sendo além de produtos muito valorizado sensorialmente, uma forma de se conservar o vinho, descoberta durante a história. Há uma série de produtos típicos dos diferentes países e regiões vitivinícolas mundiais.
Considerando as características dos principais vinhos licorosos, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Vinho Jerez é obtido de maneira natural com mostos que possuem uma graduação alcoólica potencial superior a 15%, não necessitando realizar adição de álcool vínico. Realiza-se uma maturação no sistema de criaderas e soleras durante o período mínimo de dois anos em recipientes tradicionais de madeira de carvalho com capacidade inferior a mil litros.
( ) Vinhos Madeira são elaborados tradicionalmente a partir das cultivares Touriga Nacional e Tinta Roriz, realizam uma fermentação parcial de forma lenta e posteriormente é feita a adição de aguardente vínica para se obter a parada de fermentação e o teor alcoólico final desejado.
( ) Vinhos do Porto são elaborados por meio de uma fermentação alcoólica completa e posteriormente é adicionada uma mistela que aporta açúcares e teor alcoólico. As cultivares empregadas na sua elaboração são: Touriga Nacional, Tinta Negra Mole, Sercial, Verdelho, Boal e Malvasia.
( ) Vinhos Botritizados: as uvas sofrem a ação da podridão nobre que ocorre em condições climatológicas determinadas, incrementando o teor de açúcares da uva a partir da qual podem ser elaborados vinhos doces de grande qualidade e prestígio.
( ) Vinho Tokaji é o vinho da Hungria, o mais antigo entre os licorosos que sofrem ação de podridão nobre, produz-se a partir das cultivares Furmint e Muscat Lunel. O vinho doce por excelência de Tokaji é o Aszú.
A ordem CORRETA, de cima para baixo, é: