-
Gabarito está errado. A certa seria letra c.
Foram centenas de índios que, ardilosamente, se acercaram do engenho e realizaram uma verdadeira chacina a morte de todos que encontraram pela frente: proprietários, colonos e escravos, seguindo-se o incêndio do engenho. Após esta tragédia, Dom Sebastião, rei de Portugal, desmembrou Itamaracá, dando formação à capitania Real da Paraíba.
-
Dom João criou as Capitanias hereditárias entre 1534 e 1536, inicialmente a Paraiba era chamada de capitania de Itamaracá.
Em 1574, o Governador Geral D. Luis de Brito recebeu a ordem do rei D. Sebastião de separar Itamaracá, punir os índios responsáveis pelo massacre, expulsar os franceses e fundar a cidade.
D. Sebastião que deu o nome de Paraíba a cidade.
Foram 5 expedições
I - Expedição 1574 D. Fernão da Silva : ataque indígena
II - Expedição 1575- D. Luís de Brito: tempestade e algumas embarcações naufragaram
III - Expedição 1579 - Frutuoso Barbosa: tempestade mais ataque indígena
IV- Expedição 1582 - Frutuoso Barbosa : ataque indígena
V - Expedição 1585 - João Tavares + Frutuoso Barbosa: aliaram-se ao cacique Piragibe Tabajaras e conseguiram conquistar a Paraiba.
-
GABARITO ESTRA ERRADO,GABARITO CERTO SERIA LETRA (C)
-
O correto é C, mais pelo q vejo ninguem entrou com recurso na epoca!!
-
em 1574, a Corte Portuguesa ficou alarmada com os acontecimentos, o que levou o rei D.Sebastião a separar a Paraíba da Capitania de Itamaracá, elevando-a à categoria de Capitania Real da Paraíba, passando então a ser administrada diretamente pela Corte, que tirara para si todas as vantagens.
-
Quando foi criada a capitania real da Paraíba, o Brasil vivia o sistema de Governo Geral. Na época, o governador geral era Luís de Brito e Almeida. Este recebeu do rei de Portugal a ordem de punir os índios responsáveis pelo massacre, expulsar os franceses e fundar uma cidade. Assim, começaram as cinco expedições para a conquista da Paraíba. Para isso, o rei de D. Sebastião mandou primeiramente o Ouvidor Geral D. Fernão da Silva.
-
Coloquem a fonte,autor...
-
GABARITO: C
D.Sebastião:
Rei de Portugal e Algarves
Reinado11 de junho de 1557
a 4 de agosto de 1578
Coroação16 de junho de 1557
Antecessor(a)João III
Sucessor(a)Henrique I
fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Sebasti%C3%A3o_I_de_Portugal
-
Nesta situação a resposta como sendo D. João esta errada por dois fatores: O primeiro que o nome dele não era D. João e sim D. João III, isso na história diferencia e muito os reinados, D. Jão era o escanxa-avô dele, e o segundo erro é que D. João III criou o sistema de Capitanias Hereditarias, porém somente no reinado de D. sebastião e com o acontecido no engenho de Diogo Dias, foi que o monarca em exercicio no tempo ordenou a separação da capitania de itamaracá, criando assim através de um decreto régio a capitania REAL da PARAÍBA.
Obs.: Eu fiz esse concurso, a resposta na época saiu D. Sebastião, mas teve um filho de Deus que conseguiu mudar a resposta para D. João, fundamentado não sei em que.
-
EM 2014 também marquei a alternativa C( Dom Sebastião). Até hoje essa questao me intriga, não sei o porquê da alteração pra alternativa d ( Dom João) se nem vivo o dito cujo era na época,faleceu em 11 de junho de 1557. Aí eu pergunto: Foi através de pscografia do Além que ele ordenou a criação da capitania em 1574?
-
Acredito que o "apadrinhado político" precisava de apenas uma questão de História para ser "aprovado e classificado" na época do certame.
Gabarito ridículo!
-
Resposta correta, letra C, além de Dom João III está morto, fator que já elimina por completo a questão, Dom Sebastião instituiu a criação do Capitania Real da ParaÃba, junto com mais duas Capitanias Reais, à  de Salvador e Rio de Janeiro.
-
A alternativa correta é letra c).
-
Letra C
GABARITO CORRETO
-
FOCO PMPB
GABARITO C ,
A fundação da Paraíba começou em 1574, quando o rei D. Sebastião naturalmente antes de sua derrota e de sua volta de Alcácer Quibir. Ele desmembrou a Capitania da Paraíba, tirando-a de Itamaracá. Por que isso? Porque tinha havido o massacre de Tracunhaém.
Diante do fato, o rei D. Sebastião, para colonizar a região e por fim à fúria selvagem, fez com que Portugal ao mesmo tempo tomasse posse da terra; criou, então, a Capitania Real da Paraíba desmembrando-a da capitania de Itamaracá. Toda a ação de conquista que se tentasse, porém compromissava-se com a guerra aos Potiguaras e com a expulsão dos franceses
-
O rei de Portugal até 1557 foi Dom João Manuel, pai do sucessor D. Sebastião, que morreu em 1578, quando teve inicio a crise sucessória que levou à União Ibérica. Gabarito: D
-
Como uma questão dessas não foi anulada? Que erro grotesco, quem ordenou a criação da capitania da PB foi D. Sebastião, seu pai D. João nem vivo estava...
-
Quem errou essa questão e foi prejudicado de não conseguir uma vaga por esta,cabe uma ação judicial. Questão ridícula.
-
D. Sebastião!
-
-
D. Sebastião Pai de D. João Não nem vivo estava mais.
Gab. D
-
Em 1574 aconteceu um
incidente conhecido como "Tragédia de Tracunhaém", no qual índios
mataram todos os moradores de um engenho chamado Tracunhaém,
em Pernambuco. Esse episódio ocorreu devido ao rapto e posterior
desaparecimento de uma índia, filha do cacique potiguar nesse
engenho. Após esta tragédia, D. João III, rei de Portugal, desmembrou
Itamaracá, dando formação à capitania do Rio Paraíba.
-
gab correto : C ) Dom Sebastião , ele que era o rei dessa época!
-
Questão sem gabarito, o correto seria D.João III.