-
Segundo a norma, em relação ao tratamento de riscos, a organização pode definir os critérios para determinar a aceitação ou não de um risco. Deste modo se um risco for avaliado como "baixo" ou o custo do tratamento não é viável, pode esse risco ser aceito.
Ainda, o risco residual poderia ser transferido para seguradoras ou fornecedores.
-
Significado de Mandatório :Obrigatório, requisito (no sentido de ser uma inevitablidade), uma lei ou regra que tem de ser cumprida sempre
É mandatório cumprir a sentença decretada em julgamento pelo tribunal de justiça.
http://www.dicionarioinformal.com.br
-
De acordo com a NBR-31000, o tratamento de risco pode envolver:
a ação de evitar o risco pela decisão de não iniciar ou descontinuar a atividade que dá origem ao risco;
assumir ou aumentar o risco, a fim de buscar uma oportunidade (ver obs 1)
a remoção da fonte de risco
a alteração da probabilidade
a alteração das consequências
o compartilhamento do risco com outra parte ou partes (incluindo contratos e financiamento do risco); e
a retenção do risco por uma escolha consciente.
2.27
risco residual
risco (2.1) remanescente após o tratamento do risco (2.25)
NOTA 1 O risco residual pode conter riscos não identificados.
NOTA 2 O risco residual também pode ser conhecido como "risco retido".
"Convém que os tomadores de decisão e outras partes interessadas estejam cientes da natureza e da extensão do risco residual após o tratamento do risco. Convém que o risco residual seja documentado e submetido a monitoramento, análise crítica e, quando apropriado, a tratamento adicional.
1. As normas técnicas tratam da situação de risco de forma dicotômica: podem ser negativos ou positivos. Dai, por exemplo, a matriz SWOT identificar nos riscos oportunidades (risco positivo) e ameaças (risco negativo). No entanto, na doutrina de segurança corporativa, notadamente no livro do Mandarini, o risco é sempre negativo.
Portanto, ao estudar Gestão de Projetos e Análise de Riscos ao mesmo tempo, faça essa separação. Tive dificuldade ao começar estudar esses assuntos. Entendendo essa distinção, ficou mais fácil.
-
Cleysson Johnny Coppini
Na verdade quando transfere o risco para uma seguradora ainda assim você assume uma parte do risco, esse risco que você continua assumindo é o residual.
Por exemplo: Se você tem um carro e usa ele para trabalhar, para você não correr o risco de ser assaltado e ficar sem sua ferramenta de trabalho você faz um seguro contra roubo, furto e colisão. Então nesse caso você transferiu o risco para a seguradora, pois se algo acontecer ela é quem arcará com o prejuízo.
No entanto, mesmo transferindo o risco para seguradora você continua tendo o risco residual, pois se o veículo for roubado você não recebe outro logo em seguida, ou seja você ficará alguns dias sem sua ferramenta de trabalho. Ou se você bater o carro você terá de pagar a franquia para fazer o conserto e o carro ficará alguns dias parado para efetuar o serviço, tanto a franquia quanto os dias parados fazem parte do risco residual que você terá de assumir ao contratar um seguro.