SóProvas


ID
1437154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança

Acerca de segurança de áreas e instalações, julgue o item seguinte.

Os sensores infravermelhos passivos, utilizados na detecção de intrusão em um ambiente, são sensores de movimento, incapazes de detectar variações de temperatura.

Alternativas
Comentários
  • Você sabe a diferença entre um sensor de alarme ativo e passivo?
    Basicamente um sensor de alarme passivo não emite, apenas detecta a movimentação de luz infravermelha, emitida por corpos quentes. Já o sensor ativo possui um circuito que emite um feixe de luz e outro que detecta a mesma. Mas por que isso faz diferença?

    Sensor Infravermelho Passivo é composto de um detector de luz infravermelha, uma lente e um circuito eletrônico. É chamado passivo porque não emite, mas apenas detecta movimentação de luz infravermelha na sua área de atuação. A base de seu funcionamento é o detector infravermelho, junto uma lente chamada fresnel que permitem a detecção da variação da luz infravermelha em pontos pré-determinados, detectando a variação de luz infravermelha e a transforma numa variação de tensão, interpretada pelo circuito eletrônico.

    Quando alguém com corpo quente, que emite luz infravermelha, se movimentam em frente ao sensor o mesmo detecta pulsos da variação de luz infravermelha que interpretados pelo circuito, são detectados como sendo um movimento.

    Este tipo de sensor por ser mais sensível deve ser usado apenas em ambientes internos, e de tamanho máximo de 50 metros quadrados, para não gerar alarmes falsos.

    Infravermelho ativo é assim designado por possuir um circuito que emite luz infravermelha (invisível ao olho humano) e outro que detecta a mesma (RX). Os circuitos devem ser colocados frente a frente, em distância pré-definida, ou lado a lado, com o uso de espelhos.

    Quando um corpo interrompe o feixe de luz emitido, o sensor em frente detecta a variação, acionando o alarme. O problema do IVA normal é que a variação de distância de uso e também influências externas tais como chuva, neblina e o próprio sol fazem variar muito sua sensibilidade, ocasionando disparos falsos.

    Para melhorar a eficiência existem modelos mais modernos que possuem duplo feixe de luz IV de frequência diferente que são interpretados pelo sensor, além de filtros óticos especiais para o tipo de luz, o que gera resultados bem melhores. Sensores ativos são indicados para ambientes externos.

    Fonte: http://www.telesystemsul.com.br/voce-sabe-a-diferenca-entre-um-sensor-de-alarme-ativo-e-passivo/

  • Essa questão é de segurança patrimonial e não de segurança do trabalho.