-
alternativa E
escola positiva - antropologia...analises craniometricas..foseta ocipital media - teoria da degenerencia!
-
Na Antropologia Criminal preocupa-se em decifrar o código dos deliquentes, fazendo medições dos corpos registrando sinais particulares, como as tatuagens ou as acunhas e o calão dos presos.
A escola da Antropologia Criminal, fundada por Cesare Lombroso (1835-1909), afirmava que o criminoso é um ser diferente dos outros homens, não apenas nos aspectos psicológicos e moral, mas também no anatômico.Foi acrescentado à escola da Antropologia Criminal um novo tipo de sinal: as impressões digitais (ANTROPOMETRIA).
-
E.
Basta lembrar da Antropologia Criminal.
-
A Antropometria Criminal faz análise do conjunto de medidas corporais e marcas individuais do criminoso. Exemplo cicatrizes, marcas de nascença e tatuagens, etc.
-
A ANTROPOMETRIA CRIMINAL - Alphonse Bertillon
O primeiro método científico de identificação amplamente aceito foi desenvolvido pelo francês Alphonse Bertillon em 1879. A antropometria, também chamada de Bertillonage em homenagem a seu criador, confiava em uma combinação de medidas físicas coletadas por procedimentos cuidadosamente prescritos. É um sistema complexo e completo de identificação humana, além dos assinalamentos antropométrico, descritivo e dos sinais particulares, apresenta a fotografia do identificado de frente e de perfil, reproduzida a um sétimo e as impressões digitais que foram introduzidas por Bertillon em 1894, obedecendo uma classificação original.
-
Antropo = Homem
Metria = Medir
-
A Antropologia Criminal de é de cunho positivista, pois se leva em consideração a pessoa individualizada, isto é, fatores ligados a sua biologia, aspectos fisicos.
-
consiste na análise do conjunto de medidas
Metria = Medir
Antropo = Homem
Antropometria
-
1-Antropometria: conjunto de medidas corporais.
2-Antropologia criminal: Precursor o Lombroso. Ciência que estuda a evolução do homem criminoso.
3-Biotipologia: biótipo dos indivíduos.
4-Neurofisiologia
-
Antropometria é um ramo da antropologia que estuda as medidas e dimensões das diversas partes do corpo humano.
A antropometria está relacionada com os estudos da antropologia física ou biológica, que se ocupa em analisar os aspectos genéticos e biológicos do ser humano e compará-los entre si.
A antropometria utiliza diversas técnicas para medir cada uma das partes do corpo, fornecendo informações preciosas para atletas e indivíduos sedentários sobre a sua condição física e biológica.
Etimologicamente, a palavra antropometria é formada pela junção de dois termos de origem grega: ánthropos, que significa "homem" ou "ser humano"; e métron, que quer dizer "medida".
Dentro do âmbito jurídico, a análise antropométrica é utilizada como uma ferramenta de identificação de criminosos, baseada na descrição do corpo do suspeito. Exemplo: retrato falado, fotografias, proporções corporais, impressões digitais e etc.
A antropometria era considerada uma pseudo-ciência até meados do século XX. Neste período, destaque-se o uso das técnicas antropométricas pelos nazistas, que usavam modelos de comparação corporal para tentar distinguir os indivíduos de raça Ariana dos não-Arianos, através do Departamento para o Esclarecimento da Política de População e Bem Estar Racial.
Atualmente, a antropometria é aplicada em diversas áreas da medicina para estudar as doenças e anomalias que afetam as dimensões do organismo humano. O ramo que acompanha o desenvolvimento do corpo infantil, por exemplo, chama-se Puericultura e está inserido no campo da Pediatria.
-
Sistema antropométrico de Bertillon “Para uns, este processo foi criado por Alphonso Bertillon, funcionário da Polícia de Paris. Para outros, ele apenas o desenvolveu. Universalmente, é reconhecido como o primeiro método científico de identificação. Embasava-se ele em dados antropométricos, em descrição e sinais individuais. Os dados antropométricos fundamentam-se na fixidez do esqueleto humano, após os 20 anos, inspirando-se, não obstante, nas 11 medidas preconizadas pelo autor: a) diâmetro anteroposterior da cabeça; b) diâmetro transversal da cabeça; c) comprimento da orelha direita; d) diâmetro bizigomático; e) comprimento do pé esquerdo; f) comprimento do dedo médio esquerdo; g) comprimento do dedo mínimo; h) comprimento do antebraço; i) estatura; j) envergadura (comprimento dos braços abertos); l) altura do busto. Eram essas as medidas para classificação e arquivamento. No assinalamento descritivo, as fichas eram anotadas com caracteres morfológicos, como altura e largura da fronte, dimensões e forma da boca, dimensões e forma do nariz etc.; com caracteres cromáticos, como a cor dos cabelos, da pele e dos olhos; e com caracteres complementares, denunciando as particularidades de cada pessoa. E, finalmente, os sinais individuais exarando as marcas, cicatrizes, manchas, tatuagens, amputações, anquiloses, deformidades que eram descritas minuciosamente. Todas as anotações dos dados antropométricos eram em milímetros, e o arquivamento de cada ficha era feito nesta ordem: a) sexo; b) ficha de menores; c) ficha de maiores; d) diâmetro anteroposterior da cabeça; e) diâmetro transversal da cabeça; f) comprimento do dedo médio esquerdo; g) comprimento do pé esquerdo; h) comprimento do antebraço; i) estatura; j) comprimento do dedo mínimo; l) cor dos olhos. Mesmo estando em desuso em todos os países do mundo, o sistema de Bertillon ou bertillonagem apresenta grande valor histórico pelo motivo de ter sido a base dos atuais processos científicos da identificação civil ou criminal. As críticas que se lhe fazem prendem-se aos empecilhos práticos de execução, de arquivamento e de classificabilidade; ao fato de não ser classificador, mas excludente, às dificuldades de tomadas das medidas exatas, à indisponibilidade de pessoal técnico competente e ao seu aproveitamento de pessoas apenas em uma determinada faixa etária". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 206 e 207.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E
-
(E)
1)Sistema ANTROPOMÉTRICO de BERTILLON: primeiro método científico. A fotografia sinalética é uma fotografia comum de frente e de perfil, com redução fixa de 1/7, mantendo exata distancia focal. Pessoas com + 20 anos, comprimento da orelha direta, pé esquerdo, estatura e envergadura, permitindo calcular o tamanho exato do indivíduo;
OBS: não pode ser método isolado.
2)Sistema Datiloscópico de JUAN VUCETICH: estudo das digitais adotado no Brasil e tem como base a existência, na polpa dos dedos, de desenhos característicos, individuais, formados pelas cristas papilares na derme. Nas impressões digitais existem linhas marginais, basais e nucleares.