O levantamento de necessidades de treinamento é uma forma de diagnóstico e, como tal, deverá se basear em fatos e em informações relevantes e objetivos. Muitos destes fatos e informações devem ser cuidadosamente reunidas e agrupadas sistematicamente, enquanto outros são disponíveis às mãos dos gerentes, coordenadores, supervisores. A determinação das necessidades de treinamento é uma responsabilidade de linha(gerencia) e uma função de staff (apoio), cabe aos gestores a responsabilidade pela percepção dos problemas provocados pela carência de treinamento.
Cabe aos gestores todas as decisões referentes ao treinamento, mesmo que utilize ou não os serviços de acessória prestados por especialistas em treinamento.
Existem onze técnicas para o levantamento das necessidades de treinamento, sendo elas;
1. Observações; 2. Solicitações dos gestores; 3. Entrevistas; 4. Conferência de grupos; 5. Análise de cargos; 6. Questionário de pesquisa; 7. Testes ou exames; 8. Avaliação de desempenho; 9. Registros de pessoa; 10. Relatórios da empresa ou de produção; 11. Planejamento organizacional de longo prazo.
c) o diagnóstico para o treinamento deve ser integrado e sistêmico.