SóProvas


ID
1439893
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Analise a notícia publicada em 13 de outubro de 2014.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, informou na tarde desta segunda-feira (13), que o segundo exame feito pelo africano internado no Rio de Janeiro deu resultado negativo. O homem foi o primeiro caso suspeito da doença no Brasil. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, no Rio de Janeiro, informou que Souleymane Bah já saiu do isolamento a que são submetidos os suspeitos de infecção por esse tipo de doença. Bah saiu da Guiné no dia 18 de setembro e chegou ao Brasil no dia 19.

                                                                                                                       (g1.globo.com. Adaptado)

Pelo alto índice de mortalidade deste vírus que acomete os países da África ocidental, a declaração do ministro da Saúde sobre o caso apresentado remete a suspeita, em território nacional, a um caso de

Alternativas
Comentários
  • B - ebola

  • Pessoal essa é uma questão de nível de exigência baixo se o candidato atentou-se as passagens do texto e também ter visto vagamente algum conteúdo a respeito do assunto: " Bah saiu da Guiné no dia 18 de setembro e chegou ao Brasil no dia 19. "     "... que o segundo exame feito pelo africano internado no Rio de Janeiro."

    Palavras chaves: Guiné (país da África em que ocorre  epidemia de ebola); Rio de Janeiro (centro de referência escolhido para realização de exames para casos suspeitos de ebola).

    Gabarito: (B).

  • Pelas informações dadas pela notícia e pelo enunciado percebe-se que se trata de um caso de ebola. A África Ocidental enfrentou, durante 2014 e 2015, uma epidemia sem precedentes do vírus ebola. Países como Libéria, Guiné e Serra Leoa estiveram no centro da epidemia. A Fundação Oswaldo Cruz ficou responsável em examinar os casos suspeitos de ebola que apareceram no Rio de Janeiro.
    A resposta correta é a letra B.