-
Pode-se conceituar a Criminologia como sendo a ciência EMPÍRICA baseada na observação e na experiência, e INTERDISCIPLINAR que tem como objeto de análise o crime, a personalidade do autor do comportamento delitivo, da vítima e o controle social das condutas criminosas.
Bons Estudos!
-
A Criminologia é uma ciência humana, empírica, interdisciplinar e autônoma!
-
Empírica, multidisciplinar, interdisciplinar, experimental, autônoma, integradora, universal, indutiva e flexível.
-
Empírico: o conhecimento se dá através da experiência e da observação da realidade
Interdisciplinar: a criminologia envolve diversas outras ciências, como a psicologia, a biologia e etc.
Gabarito letra "a"
-
Atenção é BIOLÓGICO e SOCIOLÓGICO também...
-
é uma ciência empírica baseada na observação e na experiência, além de ser interdisciplinar, na medida em que se socorre de outras ciências para analisar o crime, a personalidade do autor do comportamento delitivo, da vítima e o controle social das condutas criminosas.
Gab: A
-
A criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, que tem por objeto de análise o crime, o criminoso, a vítima e o controle social. É a ciência do "ser". Baseada na observação e experiência.
-
Conceito de criminologia. Características
Etimologicamente, criminologia vem do latim crimino (crime) e do grego logos (estudo, tratado), significando o “estudo do crime”.
Para Afrânio Peixoto (1953, p. 11), a criminologia “é a ciência que estuda os crimes e os criminosos, isto é, a criminalidade”.
Entretanto, a criminologia não estuda apenas o crime, mas também as circunstâncias sociais, a vítima, o criminoso, o prognóstico delitivo etc.
A palavra “criminologia” foi pela primeira vez usada em 1883 por Paul Topinard e aplicada internacionalmente por Raffaele Garófalo, em seu livro Criminologia, no ano de 1885.
Pode-se conceituar criminologia como a ciência empírica (baseada na observação e na experiência) e interdisciplinar que tem por objeto de análise o crime, a personalidade do autor do comportamento delitivo, da vítima e o controle social das condutas criminosas.
A criminologia é uma ciência do “ser”, empírica, na medida em que seu objeto (crime, criminoso, vítima e controle social) é visível no mundo real e não no mundo dos valores, como ocorre com o direito, que é uma ciência do “deverser”, portanto normativa e valorativa. (Grifamos)
A interdisciplinaridade da criminologia decorre de sua própria consolidação histórica como ciência dotada de autonomia, à vista da influência profunda de diversas outras ciências, tais como a sociologia, a psicologia, o direito, a medicina
legal etc.
Fonte: Penteado Filho, Nestor Sampaio Manual esquemático de criminologia / Nestor Sampaio Penteado Filho. – 2. ed. – São Paulo: Saraiva, 2012.
-
Ora, dá-se pelo empirismo que é a observação e a análise dos fatos, da realidade, por INDUÇÃO(partindo-se da análise de uma premissa menor chega-se a uma premissa maior), e, portanto, não é um processo dedutivo como nas alternativas B e C.
-
Lembrando que na Escola Clássica a visão era de forma abstrata e detutiva.Porém, nos dias atuais a visão sobre criminologia é empírica( realizada através de vários experimentos,observações) e interdiscilplinar( envolve várias disciplinas trabalhando conjuntamente).
-
A criminologia não é dogmática!
-
Criminologia é uma ciencia autonoma, empirica, interdisciplinar/muntidisciplinar, tem como objeto, o crime, o criminoso a vitima e o controle social, é a ciencia do "ser", tem como o pai da criminologia na escola positiva cezar lombroso com autoria do livro o "homem deliquente".
Bora dominar o mundo!
-
A Criminologia é uma ciência Empirica e Interdisciplinar.
Empirica = Pois se vale das esperiências humanas adquiridas com os fatos/delitos.
Interdisciplinar = Pois abrange varias materias como sociologia, biologia, entre outras.
-
https://www.youtube.com/watch?v=3Q4wGKdArDg
Alternativa A
Rumo à Acadepol. ;)
-
GABARITO A
Complementando:
1) Conceito de Criminologia: É uma ciência EMPÍRICA e INTERDISCIPLINAR, que se ocupa do estudo do CRIME, da pessoa do INFRATOR, da VÍTIMA e do CONTROLE SOCIAL do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma solução válida, constatada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplando este como problema individual e como problema social, assim como os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou respostas ao delito.
2) A Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, fática do “ser”; o Direito Penal é uma ciência jurídica, cultural e normativa, do “dever ser”.
3) A criminologia se utiliza dos métodos biológico e sociológico, como ciência empírica e experimental que é. A criminologia utiliza-se da metodologia experimental, naturalística e indutiva para estudar o delinquente.
4) A Criminologia ocupa-se com a pesquisa científica do fenômeno criminal — suas causas, características, sua prevenção e o controle de sua incidência —, sendo uma ciência causal-explicativa do delito como fenômeno social e individual.
5) Segundo a doutrina dominante, a criminologia é uma ciência aplicada que se subdivide em dois ramos: a criminologia geral que consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do seu objeto; e a criminologia clínica (micro criminologia) que consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratamento dos criminosos.
6) A ciência que estuda a criminogênese é chamada de: etiologia (causa) criminal, não ETIMOLOGIA (que consiste no estudo da origem e da evolução das palavras).
Para haver progresso, tem que existir ordem.
DEUS SALVE O BRASIL.
WhatsApp: (061) 99125-8039
Instagram: CVFVitório
-
O multidisciplinar pode ser um conjunto de disciplinar de são estudadas de maneira simultânea, mas sem a necessidade de estarem relacionadas entre si. Ao contrário do método interdisciplinar, que proporciona um conhecimento mais especializado, a multidisciplinaridade resulta em conhecimentos mais ecléticos.
-
ESCOLA CLÁSSICA
CBF
C - ARRARA
B - ECARRIA
F- EURBACH
LIVRE-ARBÍTRIO
Método: ABSTRATO E DEDUTIVO, formal (RACIONALISTA lógico) JUSNATURALISTA, ILUMINISMO/POSITIVISMO moderado
ESCOLA POSITIVA Positivismo exacerbado. NEGA O LIVRE ARBITRIO
L F G Lambroso Ferra Garofalo
L- OMBROSO, antropologia
F- ERRI, sociologia
G – AROFALO, psicologia
Método: EMPIRICO E INDUTIVO, EXPRIMENTAL
TEORIAS CONSENSUAIS: Funcionalista , INTEGRAÇÃO
-- > Escola de Chicago
-- > Teoria da Anomia
-- > Teoria da Associação Diferencia
-- > Teoria da Subcultura Delinquente
TEORIAS CONFLITIVAS: Argumentativo, reação SOCIAL
-- > Teoria do Etiquetamento, approach
-- > Teoria Marxista, CRÍTICA
-
Na prova para investigador PC/SP que fiz semana passada, usaram muito a expressão "TEORÉTICO".
Várias questões continham essa expressão quando se falava no objeto de estudo da criminologia.
Entendo que seja o oposto a "EMPÍRICO", mas é uma expressão que não vi em nenhuma das questões antigas por aqui.
Sabemos que a criminologia utiliza desde sempre o empirismo (investigação pela qual se utiliza a experiência, experimentação, captação do mundo externo, real).
-
Recomendo assistir esse aulão gratuito de criminologia para quem vai prestar VUNESP
https://www.youtube.com/watch?v=3Q4wGKdArDg
-
Se ver abstrato já elimina logo da questão