SóProvas


ID
1440967
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Entende-se por cifras negras

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A

    Objetivamente, cifras negras são os crimes que não chegam às estatísticas oficiais divulgadas pelos orgãos competentes, causando erros e distorções na aplicação dos métodos criminológicos. São várias as causas das cifras negras, desde o medo de represálias pelos criminosos, até a falta de motivação em relatar a ocorrência policial, devido ao baixo valor do bem jurídico lesado.

    Fonte: Manual Esquemático de Criminologia ed 2012

    Bons Estudos!


  • Outra  observação importante que deve ser comentada  é  sobre a Cifra Dourada que se relaciona aos Crimes de Colarinho Branco.

  • A professora falou também algo como Cifra verde que se relaciona aos crimes ambientais.

  • (A)

    Cifras negras são os crimes que não chegam às estatísticas oficiais divulgadas pelos orgãos competentes, causando erros e distorções na aplicação dos métodos criminológicos.

    Outros tipos de cifras São:

    Cifra cinza= Crimes que não procedem por desistência da vítima= APPCR ( falta de representação)

    Cifra amarela= Crimes de abuso de poder que não são denunciados;

    Cifra dourada=Crimes praticados por criminosos diferenciados= " colarinho branco"= Conexão com a teoria

    consensual de Associação Diferencial.

    Cifra Verde= Crimes ambientais cuja autoria não é identificada.

    Cifra Azul=Crimes praticados por pessoas mais pobres.

    Cifra Rosa=Crimes com viés Homofóbicos que não chegam ao conhecimento do Estado.

    Cifra Branca=Crimes que foram solucionados e Investigados

    Cifra Vermelha=Crimes cometidos por assassinos em série, psicopatas ou sociopatas, e, em regra, são os delitos contra a vida (em especial o homicídio).

    OBS:A classificação (Cifra Vermelha) já foi cobrada em prova oral para o cargo de investigador da Polícia Civil de São Paulo (PC/SP)

  • André Bottura, muito obrigado por está em quase todas as questões. Ta me ajudando muito.

  • Conceito > crimes que não chegam às estatísticas oficiais divulgadas pelos orgãos competentes  PRA AJUDAR NA MEMORIZAÇÃO desconhecida, não registrada, não punida.

  • Correta (A)

    Alternativa (E) seria um exemplo das Cifras Amarelas !

     

  • (a) cifras negras GAB 

    (b) cifras douradas 

    (e)cifras amarelas 

  • CIFRAS:

    ·      NEGRA:

    -   Crimes não solucionados e não punidos à infrações desconhecidas oficial

    -  “mãe” de toda as cifras

    ·      CINZA

    -   crimes que chegam ao conhecimento da autoridade policial, mas não prosperam na fase processual em razão da desistência da vítima (falta de representação) 

    ·      DOURADA

    - são os crimes de colarinho branco (conexão com a T. consensual da Associação diferencial)

    ·      VERDE

    -    Crimes ambientais que não chegam ao conhecimento da autoridade policial.

    ·      AMARELA

    -  Crimes cometidos por funcionários públicos, onde vitima deixa de denunciar o fato por medo de represálias (crimes com abuso de poder)

    ·      ROSA:

    -  Crimes com viés homofóbicos

    ·      AZUL

    -   Crimes comuns, cometidos pelo mais abastados.

  • Complementando o comentário da nossa amiga Gabriela Guimarães,

     

    Um exemplo de CIFRA CINZA é a Lei Maria da Penha, na qual, a persecução penal não prossegue por desistência da vítima.

     

    Gabarito: Alternativa Alfa

  • As cifras mais cobradas são:

     

    1. Cifras Negras: Crimes em geral não registrados;

     

    2. Cifras Douradas: Crimes praticados por criminosos diferenciados e não registrados ou combatidos. Relaciona-se com a Teoria da Associação Diferencial; Ex: “Colarinho branco”

     

  • Cifras BRANCAS - Crimes que foram solucionados e Investigados.

  • ESPÉCIES DE CIFRAS DA CRIMINALIDADE:

    1) Cifra Negra: Trata-se do conjunto de crimes que não chegam ao conhecimento do Estado para registro por razões subjetivas, tais como o medo de represália (sequestro, ameaça), vergonha (estupro) ou por descrédito com a polícia e a justiça, ou seja, com os órgãos de controle social formal (crimes de bagatela). Atentar que nas cifras negras os crimes sequer chegam ao conhecimento da autoridade policial ou de outro órgão estatal.

    2) Cifra Cinza: São crimes que chegam ao conhecimento da autoridade policial, entretanto não prosperam na fase processual, haja vista a composição das partes ou a ausência de representação.

    3) Cifra Amarela: São crimes praticados com abuso de poder ou arbitrariedade ou violência policial, os quais não são noticiados aos órgãos fiscalizadores competentes (corregedorias, por exemplo).

    4) Cifra Dourada: São os crimes praticados por criminosos diferenciados, denominados “criminosos do colarinho branco” (conexão com a teoria consensual da Associação Diferencial).

    5) Cifra Verde: São os crimes ambientais cuja autoria não é identificada, impossibilitando a responsabilização do delinquente (Exemplo: a pichação).


  • Fase oral de investigador da Polícia Civil de São Paulo Perguntar o que são as cifras vermelhas? Adianto... que não são adotadas no Brasil, pois leva em conta uma estatística criminal. São os crimes praticados por serial killers ou por psicopatas e sociopatas, em suma são crimes praticados em série. Para lembrar faça a associação ao sangue.
  • 1.      Estudo das Cifras Criminais da Criminologia:

    a.      Cifra negra ou oculta – ausência de registro do crime perante às autoridades ou agências do controle social formal;

    b.      Cifra cinza – crime comunicado pela vítima, mas a persecução penal não prosseguiu por desistência da vítima;

    c.      Cifra dourada – crimes praticados pela elite (colarinho branco) não reportados às instâncias do controle social formal. Foi criado por Sutherland;

    d.      Cifra amarela – crimes praticados pelo abuso de autoridade e não reportados às instâncias do controle social formal;

    e.      Cifra verde – crimes praticados contra o meio ambiente e não reportados às instâncias do controle social formal. Daí surge o termo “lavagem verde”, dos quais a maioria de seus problemas estão umbilicalmente ligados aos apresentados pela teoria dos crimes de colarinho branco;

    f.       Cifra rosa – são essencialmente os crimes de caráter homofóbico que não chegam ao conhecimento do Estado;

    g.      Cifras de rua – crimes praticados pelas classes menos favorecidas da sociedade, em geral crimes contra o patrimônio, como roubos, furtos.

    • TIPOS DE CIFRAS.

    CIFRA NEGRA / OCULTA: Crimes não solucionados e não punidos à infrações desconhecidas oficial - “mãe” de toda as cifras.

    CIFRA CINZACrimes que chegam ao conhecimento da autoridade policial, mas não prosperam na fase processual em razão da desistência da vítima (falta de representação).

    CIFRA AMARELACrimes cometidos por funcionários públicos, onde vitima deixa de denunciar o fato por medo de represálias (crimes com abuso de poder).

    CIFRA DOURADA: Crimes praticados por criminosos diferenciados = " colarinho branco" = Conexão com a teoria consensual de Associação Diferencial.

    CIFRA VERDE: Crimes ambientais cuja autoria não é identificada (não chegam ao conhecimento da autoridade policial).

    CIFRA ROSA: Crimes com viés homofóbicos.

    CIFRA AZUL: Crimes comuns, cometidos pelo mais abastado.

    CIFRA DE RUA: Crimes praticados pelas classes menos favorecidas da sociedade, em geral crimes contra o patrimônio, como roubos, furtos.

  • NÃO confundam cifras cinzas x cifras negras.

    Cifras NEGRAS: crimes que não chegam (motivos subjetivos) ao conhecimento das autoridades.

    Cifras CINZAS: a ocorrência até chega a ser registrada, mas não é levada ao processo ou ação penal, acaba sendo solucionada na própria delegacia - por meio de conciliação das partes.

    GAB ITEM A) as ocorrências criminais não registradas nos órgãos policiais responsáveis, em prejuízo do interesse da sociedade.

  • Gabarito: A

    • Cifra Negra/cifra/zona escura/dark number/ciffre noir: corresponde ao número de crimes não levados ao conhecimento das autoridades públicas. O emprego do termo relaciona-se aos crimes do colarinho azul (blue colar crimes) que se refere à criminalidade de rua, aos delitos praticados por indivíduos economicamente menos favorecidos, como os crimes patrimoniais, crimes contra a vida etc.

    Obs.: A doutrina utiliza em um sentido amplo a expressão cifra negra como sinônima de cifra oculta, significando o percentual de crimes não revelados ou apurados pelo Estado. Todavia, deve-se atentar que o termo cifra negra também é utilizado em um sentido estrito quando circunscrito à criminalidade do colarinho azul, em contraposição à cifra dourada, que, por sua vez, refere-se à criminalidade do colarinho branco;

    • Cifra Dourada: considerada uma espécie de cifra oculta, refere-se aos crimes do colarinho branco (white-collar crimes) não revelados ou apurados pelo Estado;
    • Cifra Cinza: Trata-se do número de crimes registrados na delegacia de polícia e que são solucionados em sede policial, sem que haja a instauração de processo criminal para que o fato criminoso seja levado a julgamento;
    • Cifra Amarela: ocorrências em que há abuso e violência policial contra o indivíduo, que deixam de ser levadas ao conhecimento dos órgãos públicos (delegacia de polícia, ouvidoria, corregedoria, MP etc.) por temor de sofrer represália;
    • Cifra Verde: ocorrências relativas a crimes contra o meio ambiente que não chegam ao conhecimento dos órgãos policiais. Ex.: crime de maus tratos a animais, crime de pichação urbana.

  • Cifra Oculta ou Dark Rates: Trata-se do conjunto de crimes que não chegam ao conhecimento do Estado para registro por razões subjetivas, tais como o medo de represália (sequestro, ameaça), vergonha (estupro) ou por descrédito com a polícia e a justiça, ou seja, com os órgãos de controle social formal (crimes de bagatela). Atentar que nas cifras negras os crimes sequer chegam ao conhecimento da autoridade policial ou de outro órgão estatal.

    Há uma grande parte de estudiosos que defende a não utilização do termo cifra "negra", haja vista o cunho racista da palavra.

  • Minha contribuição.

    Crimes de Cifra Negra, Dourada, Cinza, Amarela e Verde

    Cifra Negra: trata-se dos crimes que não chegam ao conhecimento policial. São os crimes que não chegam a ingressar nem ao menos nas estatísticas. Ex.: crimes contra a dignidade sexual, contra a honra, crimes de colarinho branco abafados etc.

    Cifra Dourada: representa a criminalidade praticada pela elite e os crimes de colarinho branco, definida como práticas antissociais impunes do poder político e econômico (a nível nacional e internacional), em prejuízo da coletividade e dos cidadãos e em proveito das oligarquias econômico-financeiras.

    Cifra Cinza: são resultados daquelas ocorrências que até são registradas, porém não se chega ao processo ou ação penal por serem solucionadas na própria delegacia de polícia. Ex.: conciliação entre as partes, desistência da própria vítima.

    Cifra Amarela: refere-se aos crimes em que as vítimas são pessoas que sofreram alguma forma de violência cometida por um funcionário público e deixam de denunciar o fato aos órgãos responsáveis por receio, medo de represália.

    Cifra Verde: consiste nos crimes que não chegam ao conhecimento policial e que a vítima diretamente destes é o meio ambiente. Ex.: maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domesticados; pichações de paredes, monumentos históricos, prédios públicos; crime de poluição ao meio ambiente etc. 

    Fonte: Diego Pureza

    Abraço!!!