SóProvas


ID
1441759
Banca
CEFET-BA
Órgão
MPE-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Quanto à estrutura do Poder Judiciário no Estado da Bahia, é possível afirmar:

I - Integram os órgãos judicantes do Poder Judiciário: os jurados, os conciliadores e juízes leigos integrantes dos Juizados Especiais e dos Conselhos Municipais de Conciliação.

II - Os Conselhos da Justiça Militar são órgãos do Poder Judiciário Estadual.

III - São órgãos de apoio técnico-administrativo os Ofícios e as Secretarias do Tribunal de Justiça.

IV - Os juízes de paz, assim como os Conselhos Municipais de Conciliação, não são considerados órgãos do Poder Judiciário.

V - Os juízes de direito e substitutos são órgãos de correição.

VI - Os serviços notariais e de registros públicos são órgãos auxiliares, assim como as serventias da Justiça.

São VERDADEIRAS apenas as assertivas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Conforme a Lei Estadual 10.845/2007, de Organização e Divisão Judiciária do Estado da Bahia:

    I - ERRADA, já que os jurados, os conciliadores e os juízes leigos não exercem função judicante, de acordo com o § 2º do Art. 33:

    Art. 33 - O Poder Judiciário no Estado da Bahia compreende:
    I - órgãos judicantes, colegiados e singulares;
    (...)
    § 1º - As funções judicantes e de correição são exercidas por magistrados.
    § 2º - Excetuam-se do disposto no parágrafo anterior os jurados e os conciliadores e Juízes leigos integrantes dos Juizados Especiais e dos Conselhos Municipais de Conciliação.

     

    II - CERTA, de acordo com o Art. 100 - A Justiça Militar Estadual é exercida:
    I - em primeiro grau, pelos Juízes Auditores e pelos Conselhos de Justiça Militar;
    II - em segundo grau, pelo Tribunal de Justiça.

     

    III - ERRADA, de acordo com o Art. 36 - São órgãos auxiliares os Ofícios e as Serventias Judiciais.

    Art. 37 - São órgãos de apoio técnico-administrativo as Secretarias do Tribunal
    de Justiça.

     

    IV - ERRADA, de acordo com o Art. 34 - São órgãos do Poder Judiciário: (...)
    VIII - Conselhos Municipais de Conciliação;
    IX - Juízes de Paz;

     

    V - CERTA, de acordo com o Art. 35 - São órgãos de correição:
    I - Tribunal Pleno;
    II - Conselho da Magistratura;
    III - Corregedorias da Justiça;
    IV - Juízes de Direito e Substitutos.

     

    VI - CERTA, de acordo com o Art. 36 - São órgãos auxiliares os Ofícios e as Serventias Judiciais.
    § 1º - Os Ofícios da Justiça são órgãos extrajudiciais que compreendem os
    serviços notariais
    e de registros públicos.
    § 2º - As Serventias da Justiça são os órgãos auxiliares do Foro Judicial.

     

  • A fim de encontrarmos a alternativa correta, iremos analisar cada uma das assertivas a seguir:

    I - Incorreta - Integram os órgãos judicantes do Poder Judiciário: os jurados, os conciliadores e juízes leigos integrantes dos Juizados Especiais e dos Conselhos Municipais de Conciliação.



    Pessoal, o título IV da Lei 10.845/2007 inaugura o assunto “Dos órgãos judicantes" . O capítulo I fala sobre o Tribunal de Justiça . Segundo o Art. 38 da Lei 10.845/2007, “O Tribunal de Justiça, órgão supremo do Poder Judiciário do Estado da Bahia, tendo por sede a Capital e Jurisdição em todo o território estadual, compõe-se de 70 (setenta) Desembargadores, sendo presidido por 01 (um) de seus integrantes, desempenhando 04 (quatro) outros as funções de 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, Corregedor Geral da Justiça e Corregedor das Comarcas do Interior". Já o capítulo III dispõe sobre os órgãos judicantes do primeiro grau. De acordo com o Art. 48, “A Magistratura de Primeiro Grau é constituída de: I - Juiz Substituto; II - Juiz de Direito de entrância inicial; III - Juiz de Direito de entrância intermediária; IV - Juiz de Direito de entrância final; V - Juiz Substituto de Segundo Grau". Logo, os órgãos mencionados são judicantes.

    Para complementar, o Art. 33, parágrafos primeiro e segundo, afirma que “As funções judicantes e de correição são exercidas por magistrados" e que “Excetuam-se do disposto no parágrafo anterior os jurados e os conciliadores e Juízes leigos integrantes dos Juizados Especiais e dos Conselhos Municipais de Conciliação ". Logo, confirma-se que a assertiva está incorreta, visto que os jurados, os conciliadores e juízes leigos integrantes dos Juizados Especiais e dos Conselhos Municipais de Conciliação representam uma exceção aos órgãos judicantes.


    II – Correta - Os Conselhos da Justiça Militar são órgãos do Poder Judiciário Estadual.



    O Art. 34 da Lei 10.845/2007 assevera que “São órgãos do Poder Judiciário: I - Tribunal de Justiça; II - Juízes de Direito; III - Tribunais do Júri; IV - Juízes Auditores e Conselhos de Justiça Militar ; V - Juízes Substitutos; VI - Turmas Recursais dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais; VII - Juizados Especiais Cíveis e Criminais; VIII - Conselhos Municipais de Conciliação; IX - Juízes de Paz; e X - outros órgãos instituídos por lei". Memorize essa relação de órgãos pois geralmente cai em provas.


    III - Incorreta - São órgãos de apoio técnico-administrativo os Ofícios e as Secretarias do Tribunal de Justiça.



    Segundo o Art. 37 da Lei 10.845/2007,São órgãos de apoio técnico-administrativo as Secretarias do Tribunal de Justiça". Veja que os Ofícios não fazem parte.


    IV - Incorreta - Os juízes de paz, assim como os Conselhos Municipais de Conciliação, não são considerados órgãos do Poder Judiciário.



    O Art. 34 da Lei 10.845/2007 assevera que “São órgãos do Poder Judiciário: I - Tribunal de Justiça; II - Juízes de Direito; III - Tribunais do Júri; IV - Juízes Auditores e Conselhos de Justiça Militar; V - Juízes Substitutos; VI - Turmas Recursais dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais; VII - Juizados Especiais Cíveis e Criminais; VIII - Conselhos Municipais de Conciliação; IX - Juízes de Paz; e X - outros órgãos instituídos por lei". Memorize essa relação de órgãos pois geralmente cai em provas. Veja que os juízes de paz e os Conselhos Municipais de Conciliação são sim órgãos do Poder Judiciário.


    V – Correta - Os juízes de direito e substitutos são órgãos de correição.



    O Art. 35 da Lei 10.845/2007 diz queSão órgãos de correição : I - Tribunal Pleno; II - Conselho da Magistratura; III - Corregedorias da Justiça; IV - Juízes de Direito e Substitutos". Por óbvio, são órgãos do judiciário: “ Art. 34 - São órgãos do Poder Judiciário: I - Tribunal de Justiça; II - Juízes de Direito; III - Tribunais do Júri; IV - Juízes Auditores e Conselhos de Justiça Militar; V - Juízes Substitutos; (...)". Por fim, são também órgãos judicantes, pois, de acordo com o Art. 48, “A Magistratura de Primeiro Grau é constituída de: I - Juiz Substituto; II - Juiz de Direito de entrância inicial; III - Juiz de Direito de entrância intermediária; IV - Juiz de Direito de entrância final; V - Juiz Substituto de Segundo Grau".



    VI – Correta - Os serviços notariais e de registros públicos são órgãos auxiliares, assim como as serventias da Justiça.


    De acordo com o Art. 36 da Lei 10.845/2007São órgãos auxiliares os Ofícios e as Serventias Judiciais . § 1º - Os Ofícios da Justiça são órgãos extrajudiciais que compreendem os serviços notariais e de registros públicos" . Conforme o dispositivo, quais seriam os órgãos auxiliares? 1) As serventias da Justiça e 2) Os ofícios. Mas quem seriam os ofícios? Os serviços notariais e de registros públicos. Pessoal, vale a pena entender e memorizar esses dispositivos.


    Sendo assim, são verdadeiras apenas as assertivas II, V e VI.

    Resposta: B