-
Desbastamento é o processo pelo qual se exclui do acervo ativo, títulos e/ou exemplares, partes de coleções, quer para remanejamento, descarte ou conservação (restauração)
-
Desbaste é o mesmo que descarte?
Desbastamento – Consiste na retirada de documentos, pouco utilizados pelos usuários, de uma coleção de uso frequente para outros locais – ou depósitos especialmente criados para abrigar este material de consultas eventuais.
Descarte – É a retirada definitiva do material do acervo da biblioteca, com a correspondente baixa nos arquivos de registro da mesma.
Lancaster (1996) fala ainda que o “desbaste pode melhorar a qualidade de um acervo. Quando são retirados livros velhos e sem uso, as estantes ficam mais atraentes e os usuários terão mais facilidade para encontrar os livros. Mas a principal razão para se desbastar um acervo é economizar o espaço, ou melhor, otimizar o aproveitamento do espaço disponível em uma biblioteca”.
Foco, força e fe
-
Para Maciel e Mendonça (2000, p.26): "O desbastamento consiste na retirada de documentos pouco utilizados pelos usuários, de uma coleção de uso frequente para outros locais - os depósitos especialmente criados para abrigar este material de consultas eventuais." Já o descarte, consiste na "retirada definitiva do material do acervo da biblioteca, com a correspondente baixa nos arquivos de registros da mesma."
E Vergueiro (1989, p.74) aborda que o desbastamento pode significar: "[...] Às vezes, a retirada total e definitiva da coleção (o descarte); outras, o deslocamento para locais de menor acesso, onde os materiais serão acomodados mais compactamente a fim de que, embora conservados fisicamente, ocupem o menor espaço possível (o remanejamento); em outras ocasiões, ainda, a retirada se dá pela necessidade de recuperá-lo fisicamente, para melhor atendimento à demanda (à conservação) [...]"
Pelo que consta na literatura da nossa área, existe uma certa confusão entre os autores (Maciel e Mendonça x Vergueiro). O segundo autor acredita que a etapa do DESBASTAMENTO - definido como um processo geral de retirada de materiais do acervo - pode ser aplicado de 3 maneiras:
1) Conservação - Retirada de um material para encaminha-lo ao processo de restauração.
2) Remanejamento - é uma medida de racionalização para que os materiais que já não apresentem fluxos de empréstimos sejam transferidos do acervo circulante para um acervo menor, a fim de avaliar se realmente aquele material ainda apresenta alguma chance ou importância de voltar a incorporar-se ao acervo.
3) Descarte - retirada definitiva.
Pela concepção de VERGUEIRO, REMANEJAMENTO e DESBASTE não são sinônimos.
-
Conforme Brasil (2009, p. 40):
O desbastamento é o processo pelo qual se retira o livro ativo, títulos e/ou exemplares, partes de coleções, quer para remanejamento ou descarte. Deve ser realizado periodicamente logo após o processo de Avaliação do Acervo, e tem como objetivos principais adequar a coleção aos interesses dos usuários; evitar o crescimento desordenado da coleção; evitar desperdícios de recursos humanos, financeiros e de infraestrutura.
Gab. B
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Subsecretaria de Assuntos Administrativos. Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca do Ministério da Saúde. 2. ed. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_desenvolvimento_colecoes_biblioteca_ms.pdf
-
Acho que o gabarito poderia ser tanto “DESCARTE” como “DESBASTE”...