SóProvas


ID
1442512
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Criminologia

O sofrimento adicional causado à vítima por órgãos oficiais do Estado como, por exemplo, fóruns e delegacias, acarretando considerável aumento dos índices de subnotificação, que são os crimes que não chegam ao conhecimento das autoridades públicas, é chamado de vitimização

Alternativas
Comentários
  • Primário: Dano -> Crime

    Secundário: Sofrimento adicional: Dinâmica do sistema Justiça criminal ( Processo Penal)

    Terciário: Falta de Amparo Órgãos Públicos/Sociedade >Incentiva a não Denúncia: Cifra Negra.

  • • VITIMIZAÇÃO PRIMÁRIA: é normalmente entendida como aquela provocada pelo cometimento do crime, pela conduta violadora dos direitos da vítima – pode causar danos variados, materiais, físicos, psicológicos, de acordo com a natureza da infração, a personalidade da vítima, sua relação com o agente violador, a extensão do dano etc. Então, é aquela que corresponde aos danos à vítima decorrentes do crime.


    VITIMIZAÇÃO SECUNDÁRIA: ou sobrevitimização; entende-se ser aquela causada pelas instâncias formais de controle social, no decorrer do processo de registro e apuração do crime, com o sofrimento adicional causado pela dinâmica do sistema de justiça criminal (inquérito policial e processo penal).


    • VITIMIZAÇÃO TERCIÁRIA: falta de amparo dos órgãos públicos às vítimas; nesse contexto, a própria sociedade não acolhe a vítima, e muitas vezes a incentiva a não denunciar o delito às autoridades, ocorrendo o que se chama de cifra negra (quantidade de crimes que não chegam ao conhecimento do Estado).


    CONFORME O MANUAL ESQUEMÁTICO DE CRIMINOLOGIA - PROFESSOR NESTOR SAMPAIO PENTEADO FILHO.

  • Pergunta confusa em sua segunda parte (aumento dos índices de subnotificação, que são os crimes que não chegam ao conhecimento das autoridades públicas), ter cuidado para não confundir com vitimização terciária.

  • Achei que já tinha aprendido isso, mas pelo visto ainda não. Existe então dois tipos de cifras negras? Aquela em que a sociedade incentiva a não notificar o crime, e aquela em que, devido ao despreparo/ má vontade humana( funcionário) ou mau funcionamento do aparato estatal policial, acaba ocasionando na vítima o desinteresse de levar a cabo a ocorrência, constituindo mais uma espécie de vitimização( secundária ou terciária)?

    Falou de aparato oficial estatal ( inquérito/ processo) é sinônimo de vitimização secundária?.

    falou de sociedade incentivando a não denunciar o crime é sinônimo de vitimização terciária?

    Seria isso?

    Aguardo no privado. Grato a todos

  • Vitimização Primária: Quando a pessoa sofre o dano. 

    Vitimização Secundária (Sobrevitimização): causada pelas instâncias de controle social formal (fóruns, delegacias).

    Ex: a pessoa além de ter sofrido um dano é mal atendida em uma delegacia - estará sendo vítima pela segunda vez.

    Vitimização Terciária: Vítima que não recebe o amparo do estado (psicólogo), da família ou é rotulada pela sociedade.

  • Questão mal elaborada. Quando fala de danos causados a vitima (vitimização primária), sobrevitimização ou sofrimento adicional, como mau trato na delegacia ou ter que reviver tudo que passou na delegacia e no processo penal (vitimização secundária), e quando não chega ao conhecimento de autoridades, chamado tambem de cifra negra é (vitimização terciaria) alem de na terciaria não ter tambem apoio da sociedade como por exemplo mulher estuprada que tem seu muro pichado "mereceu por vestir roupa curta". 

  • Típica questão que mesmo as pessoas que possuem conhecimento podem errar, devido ao texto não muito claro elaborado pelo examinador. 

  • Primária -  Ocorre da relação vítima e o criminoso.

    Secundária - Ocorre da relação vítima e Estado.

    Terciária - Ocorre da relação vítima e sociedade.

     

    GAB LETRA D

  • Questão boa para estudar o conceito.

    É CHAMADO VITIMIZAÇÃO SECUNDÁRIA - O sofrimento adicional causado à vítima por órgãos oficiais do Estado como, por exemplo, fóruns e delegacias, acarretando considerável aumento dos índices de subnotificação, que são os crimes que não chegam ao conhecimento das autoridades públicas.

  • vitimização secundária - sobrevitimização 

  • Questão está sim bem formulada, porém apenas tende a confundir. O fato em questão se faz no correto uso do português para conduzir a pessoa à dúvida, e apenas isto.

    Leia da maneira como grifada e em negrito:

    O sofrimento adicional causado à vítima por órgãos oficiais do Estado como, por exemplo, fóruns e delegacias, acarretando considerável aumento dos índices de subnotificação, que são os crimes que não chegam ao conhecimento das autoridades públicas, é chamado de vitimização

    Resposta: Letra D - Secundária

  • Mas e essa parte final da questão??? Não se enquadra em vitimização terciária?????

  • Olhem o que está escrito no material do AlfaCon.

    "Vitimização Terciária
    Vitimização terciária é a falta de amparo dos órgãos públicos (Estado) e a ausência de recepti-
    vidade social às vitimas, ou seja, o próprio grupo social (sociedade) não as acolhe, assim como as incentivam a não denunciar o delito às autoridades, levando à chamada cifra negra. (PENTEADO FILHO, 2012)."

    Não consigo entender mais merda nenhuma...

  • Terciaria essa porra !

     

  • Vitimização primária: é normalmente entendida como aquela provocada pelo cometimento do crime, pela conduta violadora dos direitos da vítima – pode causar danos variados, materiais, físicos, psicológicos, de acordo com a natureza da infração, a personalidade da vítima, sua relação com o agente violador, a extensão do dano etc. Então, é aquela que corresponde aos danos à vítima decorrentes do crime.

    • Vitimização secundária: ou sobrevitimização; entende-se ser aquela causada pelas instâncias formais de controle social, no decorrer do processo de registro e apuração do crime, com o sofrimento adicional causado pela dinâmica do sistema de justiça criminal (inquérito policial e processo penal).

    • Vitimização terciária: falta de amparo dos órgãos públicos às vítimas; nesse contexto, a própria sociedade não acolhe a vítima, e muitas vezes a incentiva a não denunciar o delito às autoridades, ocorrendo o que se chama de cifra negra (quantidade de crimes que não chegam ao conhecimento do Estado).

  • ALTERNATIVA CORRETA: "DELTA" "D".

  • Vitimização Primária - (Vítima do Criminoso): Consequências naturais do Crime;

    Vitimização Secundária/Revitimização/Sobrevitimização (Vítima do Estado): Sofrimento adicional causado a vítima por órgãos oficiais do estado. Ex: Delegacia.

    Vitimização Terciária – (Vítima da Sociedade): Advinda dos familiares ou grupo social da vítima, os quais marginalizam, em virtude do crime sofrido. Ex: Estrupo. Obs: Cifras Negra

    Questão que tende a levar ao erro, se não ler com cuidado!

    Sem Deus não sou nada!Avante!

  • Assertiva D

    órgãos oficiais do Estado como, por exemplo, fóruns e delegacias = secundária.

  • Não consegui entender o pensamento da banca...

    Falando-se em crimes que não chegam ao conhecimento das autoridades (cifra negra), a banca entendeu como correta na presente questão, o gabarito de letra D, "vitimização secundária", porém, em outra questão com o mesmo raciocínio, entendeu como "vitimização terciária":

    Ano: 2014 Banca: VUNESP Órgão: PC-SP Prova: VUNESP - 2014 - PC-SP - Escrivão de Polícia Civil

    Uma vítima que, ao querer registrar uma ocorrência, encontra resistência ou desamparo da família, dos colegas de trabalho e dos amigos, resultando num desestímulo para a formalização do registro, ocasiona o que é chamado de “cifra negra”. Neste caso, estamos diante da vitimização.

    Código da questão: Q363428

  • Vitimização Primária: Quando a pessoa sofre o dano. 

    Vitimização Secundária (Sobrevitimização): causada pelas instâncias de controle social formal (fóruns, delegacias).

    Vitimização Terciária: Vítima que não recebe o amparo do estado (psicólogo), da família ou é rotulada pela sociedade

    Ex: vitima de estupro é humilhada na delegacia e após ir para casa é humilhada novamente pela familia