SóProvas


ID
1442515
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Criminologia

A disciplina que tem por objetivo estudar as causas e as origens da criminalidade para encontrar medidas cabíveis que possam prevenir e combater a prática de crimes é a

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    A Profilaxia criminal busca as causas e origens da criminalidade para combatê-las como uma grave doença social com medidas de prevenção indireta, atingindo o delito, e medidas diretas, atacando o crime em formação.

  • Profilaxia terapêutica e criminal
    São o conjunto de medidas que poem ser tomadas para prevenção do crime. Por terapêutica criminal entende-se a atuação sobre o criminoso, visando a reintegração na sociedade. Inclusive o penitenciarismos, que visa a reeducação do infrator.

  • Profilaxia é um termo muito utilizado na medicina e na odontologia, que são medidas para prevenir ou atenuar doenças. O termo profilaxia é de origem grega e significa precaução, sendo também utilizado para designar estudo de outras áreas do conhecimento.

    A Profilaxia criminal busca as causas e origens da criminalidade para combatê-las como uma grave doença social com medidas de prevenção indireta, atingindo o delito, e medidas diretas, atacando o crime em formação.

    Resposta: B

  • Atualmente o objeto da criminologia está dividido em quatro vertentes: delito, delinquente, vítima e controle social. No que se refere ao delito, a criminologia tem toda uma atividade verificativa, que analisa a conduta antissocial, suas causas geradoras, o efetivo tratamento dado ao delinquente visando sua não reincidência, bem assim as falhas de sua profilaxia preventiva

  • Criminogênese =etiologia e relaciona-se com profilaxia.

  • Gabarito: B.

    A questão é mais de português do que de criminologia. Profilaxia é um termo muito utilizado na medicina e na odontologia, que são medidas para prevenir ou atenuar doenças. O termo profilaxia é de origem grega e significa precaução, sendo também utilizado para designar estudo de outras áreas do conhecimento.

    A profilaxia criminal busca as causas e origens da criminalidade para combatê-las como uma grave doença social com medidas de prevenção indireta, atingindo o delito, e medidas diretas, atacando o crime em formação. 

  • PROFILAXIA CRIMINAL - é a disciplina que tem por objetivo estudar as causas e as origens da criminalidade para encontrar medidas cabíveis que possam prevenir e combater a prática de crimes

  • profilaxia

    cs/

    substantivo feminino

    1.

    med parte da medicina que estabelece medidas preventivas para a preservação da saúde da população.

    2.

    med utilização de procedimentos e recursos para prevenir e evitar doenças, como, p.ex., medidas de higiene, atividades físicas, cuidado com a alimentação, vacinação etc.

    fonte: https://www.google.com.br/search?q=significado+de+profilaxia&oq=significado+de+profi&aqs=chrome.3.69i57j0l5.8946j1j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8

  • PROFILAXIA: disciplina que se ocupa com a prevenção do delito e, por isso, fornece estratégias para combater a incidência de fatores criminógenos.

    GABARITO -> [B]

  • tem prevençao primaria secundaria e terciária na criminologia

  • Vitimodogmática: estuda a participação da vítima no crime, analisando a real contribuição desta no fato.

    Infortunística: é o ramo da medicina legal que se dedica ao estudo dos riscos, doenças ou acidentes que uma pessoa pode sofrer em seu trabalho, ergasiotiquerologia.

  • PROFIXIA CRIMINAL = Estudo da origem e das causas do crime.

  • Assertiva b

     prevenção criminal é necessário que haja a profilaxia criminal para se garantir a ordem do Estado Democrático de Direito, a busca em se conhecer as causas e as origens da criminalidade crescente para posteriormente adotas as medidas prevencionistas da criminalidade de forma micro e macro, bem como a prevenção criminal deve ser situacional analisando as oportunidades que influenciam-na eventual conduta delitiva e dificultar a incidência do crime por ações de políticas públicas que o Estado deve adotar.

  • Assertiva b

     medidas cabíveis que possam prevenir e combater a prática de crimes é a profilaxia criminal.

  • Profilaxia Indireta: aplicação da medicina para exames, curas e recuperações.

    Profilaxia criminal: busca as causas e origens da criminalidade para combatê-las como uma grave doença social com medidas de prevenção indireta, atingindo o delito, e medidas diretas, atacando o crime em formação.

  • Profilaxia criminal - estuda a origem e causas do crime com o objetivo de prevenir e combater o crime.

    Gab B.