ENDEREÇAMENTO IMEDIATO. O método mais simples e rápido de obter um dado é indicar seu próprio valor no campo operando da instrução, em vez de buscá-lo na memória, assim é o modo de endereçamento imediato (MONTEIRO, 2012).
ENDEREÇAMENTO DIRETO. O modo de endereçamento direto, de acordo com Stallings (2003), é um método no qual o campo de endereço da instrução contém o endereço efetivo do operando, que por sua vez encontra-se na memória principal.
ENDEREÇAMENTO INDIRETO. No modo de endereçamento indireto, a instrução apresenta um endereço de posição de memória (similar ao endereçamento direto), entretanto esta posição contém endereço de outra que contém o operando (NULL; LOBUR, 2010).
ENDEREÇAMENTO DE REGISTRADOR. Nesse modo de endereçamento o campo operando contém uma referência a um registrador que contém o operando. Conforme Stallings (2003), o campo de registrador tem de 3 a 4 bits, assim pode referenciar um total de 8 a 16 registradores
ENDEREÇAMENTO PILHA. Também conhecido como implícito endereçamento, consiste de um conjunto linear de locais referidos como último a entrar primeiro a sair da fila. O operando está no topo da pilha. O ponteiro da pilha é um registro que armazena o endereço do topo da pilha local.