-
São 5 estilos de administrar conflitos:
Evitação (abstenção) - não assertivo e não cooperativo - é a neutralidade , ignorando o conflito ou fugindo de uma atuação efetiva em busca da sua solução;
Competição (dominação) - é assertivo e não cooperativo - relação ganha-perde. O comando autoritário se reflete com forte assertividade para impor seu próprio interesse.
Acomodação - cooperativo e não assertivo - alto grau de cooperação para suavizar as coisas, mantendo sempre um clima de harmonia entre as pessoas. Permite a satisfação dos interesses da outra parte em detrimento de seus próprios interesses.
Compromisso (transigência) - também com aspectos assertivos e cooperativos, porém cada parte aceita soluções razoáveis envolvendo ganhos e perdas. Busca a satisfação parcial das necessidades das partes envolvidadas e uma solução aceitável;
Colaboração (de solução de problemas) - altamente assertivo e cooperativo - relação ganha-ganha. As partes em conflito buscam uma solução que, considerando as diferenças, atendam a todos.
Fonte: Casa do Concurseiro - Administração - Gestão de Conflitos - Prof. Rafael Ravazolo
-
ESTILOS DE GESTÃO DE CONFLITOS:
- FUGA/ EVITAÇÃO/ ABANDONO -> Ignora-se o conflito até que ele acabe (não assertivo - não cooperativo)
- COMPETIÇÃO/ SOBREPOSIÇÃO/ DOMINAÇÃO -> Imposição de intersse autoritário (assertivo - não cooperativo)
- ACOMODAÇÃO/ CONDESCENDÊNCIA -> Procura-se suavizar, harmonizar, gerando apenas satisfação da outra parte (não assertivo - cooperativo)
- COMPROMISSO/ CONCESSÃO -> Soluções mais amenas aonde ambos ganham e perdem (assertativo - cooperativo)
- COLABORAÇÃO -> As partes buscam a melhor solução para ambos (muito assertivo - muito cooperativo)
-
Estilo de evitação (abstenção, retirada estratégica)
Reflete uma postura nem assertiva e nem cooperativa, na pretensão de evitar ou fugir ao conflito. É usado quando o problema é trivial, ou quando não há chance de ganhar ou requer tempo para obter informações ou um desacordo pode ser oneroso ou perigoso. A pessoa evitante é indiferente aos interesses de qualquer parte. Ela pode estar realmente se afastando do conflito ou contando com a sorte. Pode criar um conflito do tipo perder/perder.
Estilo de acomodação (abrandamento, negociação, barganha)
Reflete alto grau de cooperação para suavizar as coisas e manter a harmonia. Consiste em resolver os pontos menores de discordância e deixar os problemas maiores para frente. Funciona quando se pretende construir créditos sociais, quando manter a harmonia é o mais importante. Favorece o apaziguamento ou a satisfação dos interesses dos outros sem se preocupar com os próprios. Pessoas com essa orientação podem ser generosas e dispostas a se sacrificar apenas para manter um bom relacionamento. Na prática, a suavização pode ignorar a essência real do conflito.
Estilo competitivo (dominação, intervenção de poder, imposição)
É o comando autoritário que reflete forte assertividade para impor o seu próprio interesse. É utilizado quando uma ação decisiva deve ser rapidamente imposta em situações importantes. É uma atitude de confronto e dominação. Tende a criar um conflito do tipo ganhar/perder. Uma das partes ganha às custas da outra.
Estilo de compromisso (acordo, concessão mútua)
Reflete uma combinação de ambas as características de assertividade e de cooperação. É utilizado quando uma parte aceita soluções razoáveis para a outra e cada parte aceita ganhos e perdas na solução. Ocorre quando ambos têm igual poder e querem reduzir as diferenças. A expressão “dividir a diferença” reflete essa orientação e é geralmente usada nos processos de negociação. Tende a criar um conflito do tipo ganhar/perder. Ocorre quando cada parte dá algo e ganha algo de valor.
Estilo de colaboração (confronto)
Também chamado de solução de problemas. Reflete elevado grau de assertividade e de cooperação. O estilo colaborativo habilita ambas as partes a ganhar. É utilizado quando os interesses de ambos os lados são importantes e quando o equilíbrio requer bom senso. O negócio é que ambas as partes ganhem e se comprometam com a solução encontrada. Tende a reconciliar diferenças entre as partes. É o estilo mais eficaz de administração de conflitos. É a forma ganhar/ganhar.
-
GAB A
Estilos de administração de conflitos
Para Chiavenato os estilos de administração de conflitos podem ser definidos da seguinte forma:
- Estilo de evitação/abstenção: A postura não é assertiva nem cooperativa. É utilizada quando um problema é trivial, quando não há chance de ganhar ou requer tempo para obter informações, quando os ânimos se alteram ou quando um desacordo pode ser oneroso ou perigoso. Este tipo de administração do conflito pode criar um conflito do tipo perder-perder.
- Estilo de acomodação: Existe alto grau de cooperação para suavizar as coisas e manter a harmonia, no intuito de resolver os pontos menores de discordância e deixar os problemas maiores para frente, o que pode acabar ignorando a essência real do conflito;
- Estilo competitivo/impositivo: Existe o comando autoritário na busca de forte assertividade para impor o próprio interesse, sendo utilizado quando uma ação decisiva deve ser rapidamente imposta em situações importantes ou que necessitam de dominação. Geralmente, cria um conflito do tipo ganhar-perder, sendo que uma das partes sai ganhando à custa da outra.
- Estilo de compromisso/acordo: Encontra-se neste estilo a combinação de ambas as características de assertividade e de cooperação, sendo utilizado quando uma parte aceita soluções razoáveis para a outra e cada parte aceita ganhos e perdas na solução, criando um conflito do tipo ganhar-perder, pois cada parte dá algo e ganha algo de valor.
- Estilo de colaboração/solução integrativa: Também chamado de solução de problemas, apresenta elevado grau de assertividade e de cooperação e habilita ambas as partes a ganhar, sendo utilizado quando os interesses dos dois lados são importantes e quando o equilíbrio requer bom senso, possibilitando a reconciliação das diferenças entre as partes.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)