SóProvas


ID
1444867
Banca
VUNESP
Órgão
PRODEST-ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando-se as qualidades da linguagem de correspondências oficiais, em um ofício dirigido a um Ministro de Estado, a introdução deve começar com a seguinte formulação:

Alternativas
Comentários
  • é...a menos errada é a letra D.Mas esse verbo ai conjugado na primeira pessoa não está correto.

  • Babi, na redação oficial os verbos podem ser conjugados na primeira pessoa do singular desde que o redator realmente esteja executando a ação descrita. As conjugações aceitas são: primeira pessoa do singular e do plural e a terceira pessoa do singular. 

  • RESPOSTA CORRETA LETRA D

    d) Submeto à apreciação de Vossa Excelência...

  • Ministro de Estado é tratado pelo pronome de tratamento VOSSA EXCELÊNCIA e vocativo SENHOR MINISTRO. Correta é: Submeto à apreciação de Vossa Excelência...



    a) Tenho a honra de humildemente me reportar.../ (IMPESSOAL) = Reporto-me...


    b) Cumpre-me informar que.../ (PROLIXO - o correto seria Informo que...) = Informo que... (lembrando que Informar é VTDI)


    c) Com respeito, venho informar Sua Excelência de que... /(IMPESSOAL,PROLIXO) = informar Sua Excelência de que... (lembrando que Informar é VTDI)


    d) Informo a Vossa Senhoria que...(pronome de tratamento errado - o correto é Vossa Excelência). (lembrando que Informar é VTDI)

  • letra E do item 3.1  Partes do documento no Padrão Ofício (justifica o erro de algumas alternativas! Ler e relê o manual faz toda diferença).


    e) texto: nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura:

           – introdução, que se confunde com o parágrafo de abertura, na qual é apresentado o assunto que motiva a comunicação. Evite o uso das formas: "Tenho a honra de", "Tenho o prazer de", "Cumpre-me informar que", empregue a forma direta;

           – desenvolvimento, no qual o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma ideia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição;

           – conclusão, em que é reafirmada ou simplesmente reapresentada a posição recomendada sobre o assunto.

           Os parágrafos do texto devem ser numerados, exceto nos casos em que estes estejam organizados em itens ou títulos e subtítulos.


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm