SóProvas


ID
1444873
Banca
VUNESP
Órgão
PRODEST-ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

      Prezados Senhores,

      Em atendimento ao delicado pedido a mim enviado pelo querido supervisor de Vossas Senhorias, venho prazerosamente informar, por meio desta, que os produtos solicitados já foram celeremente enviados.
      Aproveitamos a oportunidade para esclarecer que os produtos passaram por severa inspeção, inclusive acompanhada por mim, que tenho muito empenho em fazer o melhor pelos nossos clientes.
      Outrossim, venho informar também que, em conversa com nossa gerência, obtive um desconto de 5% para o valor total da fatura de Vossas Senhorias.
      Esperando contar sempre com a sua preferência pelos produtos desta empresa e pelo atendimento por mim realizado, despeço-me.


Levando em consideração as qualidades necessárias a um bom texto, pode-se afirmar que a comunicação apresentada mostra-se comprometida por

Alternativas
Comentários
  •  A necessidade de empregar determinado nível de linguagem nos atos e expedientes oficiais decorre, de um lado, do próprio caráter público desses atos e comunicações; de outro, de sua finalidade. Os atos oficiais, aqui entendidos como atos de caráter normativo, ou estabelecem regras para a conduta dos cidadãos, ou regulam o funcionamento dos órgãos públicos, o que só é alcançado se em sua elaboração for empregada a linguagem adequada. O mesmo se dá com os expedientes oficiais, cuja finalidade precípua é a de informar com clareza e objetividade.

    A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais contribuem, ainda, para que seja alcançada a necessária impessoalidade.

  • A RESPOSTA CORRETA É A LETRA E:

     e) faltar objetividade às informações.

  • Não concordo c om o gabarito , pra mim não tem resposta correta, pra mim feriu a impessoalidade mais do que qualquer coisa, se o texto está se baseando na redação oficial não poderia estar escrito dessa maneira.

  • Gabarito E

    Conforme o Manual de Redação da Presidência da República:

    Objetividade: Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias. Para conseguir isso, é fundamental que o redator saiba de antemão qual é a ideia principal e quais são as secundárias. Procure perceber certa hierarquia de ideias que existe em todo texto de alguma complexidade: as fundamentais e as secundárias. Essas últimas podem esclarecer o sentido daquelas, detalhá-las, exemplificá-las; mas existem também ideias secundárias que não acrescentam informação alguma ao texto, nem têm maior relação com as fundamentais, podendo, por isso, ser dispensadas, o que também proporcionará mais objetividade ao texto. A objetividade conduz o leitor ao contato mais direto com o assunto e com as informações, sem subterfúgios, sem excessos de palavras e de ideias. É errado supor que a objetividade suprime a delicadeza de expressão ou torna o texto rude e grosseiro. 

    Olha como fica mais objetivo tirando todas as informações desnecessárias:

    Prezados Senhores,

    Em atendimento ao pedido, venho informar que os produtos solicitados já foram enviados. Aproveitamos a oportunidade para esclarecer que os produtos passaram por severa inspeção. Outrossim, venho informar também um desconto de 5% para o valor total da fatura de Vossas Senhorias. Esperando contar sempre com a sua preferência pelos produtos desta empresa.

    Obs: Concordo com a Wendy que feriu a impessoalidade, porém não tem essa alternativa no gabarito. Mesmo assim, concordo que feriu com a objetividade.

    Tudo posso Naquele que me fortalece!