SóProvas


ID
1445362
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Fala-se muito, hoje em dia, da questão ecológica. Mas, regra geral, as pessoas se portam como se os delitos ambientais fossem uma criação recente, efeitos inevitáveis e específicos da civilização urbano — industrial. Não é bem assim. O que há, nos dias que passam, é que a nossa capacidade destrutiva alcançou um grau historicamente inédito. Temos poder suficiente para detonar o planeta. Mas isso não significa que crimes contra o mundo natural sejam uma invenção contemporânea. Bem vistas as coisas, a história da devastação ambiental dos trópicos brasílicos começou com os índios. Foram eles que deram início ao processo de destruição da vegetação que recobria milenarmente o nosso litoral.
Quando os primeiros navegadores europeus chegaram aqui, não deram de cara com uma “natureza” pura, intocada. Mas com um mundo onde, para lembrar o trocadilho de James Joyce, a mão do homem já havia posto os pés. Seres humanos circulavam há milênios por esses trópicos. Dados arqueológicos revelam que a zona costeira do Brasil já possuía “sambaquis”, depósitos de conchas marinhas e restos humanos, há oito mil anos atrás. Viviam então, em nosso atual território, populações engajadas em atividades de caça e coleta de alimentos. E tudo indica que essas populações não deixaram de realizar as suas intervenções no mundo natural. Apesar das evidências disponíveis, todavia, o terreno permanece hipotético. Os problemas começam, de fato, quando começam as práticas agrícolas. A agricultura representa — sempre — uma reviravolta radical na relação do homem com a natureza. Quando ela se impõe, o ecossistema deixa de imediato de ser regido por processos unicamente naturais. (RISÉRIO, 2004, p. 242-243).

O processo de expansão marítima e comercial pode ser considerado o primeiro grande movimento de globalização, devido ao fato de ter

Alternativas
Comentários
  • GAB:  a) interligado a Europa à África, à América e à Ásia, na época moderna, possibilitando, através das relações comerciais, a acumulação de capitais, o que contribuiu para o desenvolvimento da civilização urbano — industrial europeia.

  • GABARITO: A)

    A) interligado a Europa à África, à América e à Ásia, na época moderna, possibilitando, através das relações comerciais, a acumulação de capitais, o que contribuiu para o desenvolvimento da civilização urbano — industrial europeia.

    B) iniciado o processo de exploração da natureza, fato inédito na história mundial, contribuindo para o desequilíbrio ambiental e a escassez dos recursos naturais.

    C) estabelecido os primeiros contatos entre os colonizadores europeus e os ameríndios, que ocorreram de forma conflituosa, devido ao atraso técnico dos índios, responsável por uma grande devastação ambiental.

    D) arcado com um grande investimento na recuperação do ecossistema destruído pelos índios, na Bahia, que visava à recuperação da terra e seu preparo para a plantação da cana-de-açúcar.

    E) desenvolvido, nos grandes latifúndios baianos, produtos agrícolas tradicionalmente cultivados pelos índios, como a mandioca, que, tendo seu cultivo aliado à prática das queimadas, esgotou rapidamente os solos.

  • Responde-se facilmente a questão sem ler o texto.