SóProvas


ID
1448011
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública

Pelo reconhecimento do crédito tributário, pode-se proceder ao registro contábil do direito a receber. Assim, o registro contábil dos créditos tributários a receber, nos termos das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, atende o

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Reconhecer crédito tributário é reconhecer a partir do fato gerador, logo é princípio da competência.

  • A contabilidade pública é um ramo da contabilidade. ela adota todos os princípios contábeis! Quando reconhecemos uma receita adotamos o principio da competência... já o regime ORÇAMENTÁRIO adota o regime Misto. Regime de caixa para as receitas e competência para as despesas. 

  • Atualmente o mais correto é regime orçamentário. O empenho não está relacionado com o regime de competência patrimonial, já que é via de regra um ato contábil, pois não gera lançamento no subsistema patrimonial.

    4.4.1.    Relacionamento do Regime Orçamentário com o Regime Contábil.......................88

  • creio que a resposta está errada. Conforme dito pelos colegas, os quais tem o mesmo pensamento que eu sobre o assunto, o regime para receitas é de CAIXA e não de competência !

  • Dentre as inovações da atual contabilidade do setor público, destaca-se o tratamento que passou a ser dispensado às receitas e despesas orçamentárias. Antes, as receitas submetiam-se ao regime de caixa. Hoje, as receitas observam o regime de competência:

    PORTARIA Nº 634, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2013: 

    Art. 7º As variações patrimoniais devem ser registradas pelo regime de competência, visando garantir o reconhecimento de todos os ativos e passivos das entidades que integram o setor público, convergir a contabilidade do setor público às NBC TSP e ampliar a transparência das contas públicas. 
    ...
    Parágrafo único. Nos registros contábeis, os entes da Federação deverão observar os seguintes aspectos:
    ...
    II - reconhecimento, mensuração e evidenciação das obrigações e provisões por competência;  

    http://www3.tesouro.gov.br/legislacao/download/contabilidade/Portaria_STN_634_2013_Processo_Convergencia.pdf



  • A questão falou no reconhecimento do crédito tributário a receber, ou seja, no momento do fato gerador. Portanto, esses reconhecimento é pelo regime de competência mesmo.

    Reconhecimento do fato gerador-subsistema patrimonial

    D-Crédito a receber

    C-VPA

    Reconhecimento do recebimento-subsistema patrimonial, orçamentário e gerencial

    D-Caixa

    C-Crédito a receber

    .................................

    D-Receita orç. a realizar

    C-Receita orç. realizada

    ................................

    Lançamento da DDR(esqueci)



  • O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações sejam reconhecidos nos períodos referidos INDEPENDENTEMENTE do ato do recebimento (receita) ou do pagamento (despesa) segundo Art.9 CFC 750/1993; ou seja, regime de competência.
    O mesmo deve ser aplicado tanto quando falamos de regime contábil como orçamentário.
    Vide livro Orçamento Público, AFO, LRF de Augustinho Paludo - 5a edição (pág.153)
  • Sob a otica da Lei 4320, seria regime de caixa, mas pela NBCASP é pelo regime de competência.

  • Gabarito: C

    O Princípio da Competência é aquele que reconhece as transações e os eventos na ocorrência dos respectivos fatos geradores, independentemente do seu pagamento ou recebimento, aplicando-se integralmente ao Setor Público.

    Os atos e os fatos que afetam o patrimônio público devem ser contabilizados por competência, e os seus efeitos devem ser evidenciados nas Demonstrações Contábeis do exercício financeiro com o qual se relacionam, complementarmente ao registro orçamentário das receitas e das despesas públicas.

  • No aspecto patrimonial devemos observar o regime de competência para despesas e para receitas.

  • questão para quem estuda !!