Zope é um servidor de aplicações web de código-aberto destinado a objetos escritos, principalmente em Python.
É registrado sob a licença ZPL (Zope Public License), uma permissão Open Source compatível com a GPL, que possibilita estudar e alterar seu código fonte, disponível para diversas plataformas como Unix, Linux, Windows e MacOS.
Os objetos que o Zope publica na Web são escritos em linguagem Python e armazenados em um banco de dados, o ZODB, integrado ao sistema e que possibilita o depósito não apenas conteúdos e informações específicas, mas também templates HTML dinâmico, scripts, conexões de banco de dados relacional (RDBMS) e código.
Zope auxilia na criação de aplicações web dinâmicas, como portal intranet e sites. O sistema é equipado com todas as operações necessárias. Incluí apoio para a adesão, pesquisa e notícias.
A facilidade na utilização dessas ferramentas permite que equipes produzam e trabalhem em conjunto com segurança. Zope fornece acesso personalizado a bases de dados e outras informações. Além disso, oferece flexibilidade incomparável e interoperabilidade, pois dá suporte para programas como o XML-RPC, DOM, e WebDAV por meio da web.