SóProvas


ID
1448638
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Estado português moderno estabeleceu o sistema de sesmarias na América a partir do século XVI. Com base na bibliografia sobre o tema, analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.

I. A instituição da sesmaria procurou atender àqueles que já tinham a posse da terra na colônia.
II. O Regimento dado pelo Rei D. João III ao primeiro governador geral determinou que a concessão de sesmarias nas margens dos rios deveria ser feita apenas a pessoas que possuíssem recursos para construir engenhos.
III. A concessão de sesmaria não podia ser revogada, independente do aproveitamento das terras pelos sesmeiros.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA B

    A sesmaria era dada aos agricultures pelo Rei de portugual 

    A CONCESSÃO de sesmaria só seria dada de fato aos agricultores depois de dois anos e se tivesse aproveitamento das terras. 

  • A atribuição de doar sesmarias é importante, pois deu origem á formação de vastos latifúndios. A sesmaria foi conceituada no Brasil como uma extensão de terra virgem cuja propriedade era doada a um sesmeiro, com a obrigação- raramente cumprida- de cultivá-la no prazo de cinco anos e de pagar o tributo devido á Coroa. Houve em toda a colônia imensas sesmarias, de limites mal-definidos, como a de Brás Cubas, que abrangia parte dos atuais municípios de Santos, Cubatão e São Bernado.

     

    OBS:  NÃO ERA CRITÉRIO JÁ POSSUIR ALGUM PEDAÇO DE TERRA, PARA SER CONCEDIDA A SESMARIA!!!

     

    GABARITO: LETRA B

    FONTE: LIVRO HIST.DO BRASIL, BORIS FAUSTO, 14.ED

  • Não concordo com a resposta da questão, pois as terras eram doadas às pessoas de qualquer nacionalidade e, não só, para aquelas que tinham condição.

  • Afirmação falsa, uma vez que a distribuição de sesmarias foi uma alternativa encontrada para incentivar a ocupação das

    terras e estimular a vinda de colonos. Era, portanto, voltada na sua grande maioria para aqueles que ainda não tinham

    posse de terra na colônia.