ANULADA
Afirmação falsa, uma vez que a Emenda Constitucional parlamentarista transferiu para o Congresso Nacional, e não para a Câmara Federal, o processo de eleição do Presidente da República.
Afirmação falsa, visto que a emenda constitucional nº 4 de 1961 determinou que caberia ao Presidente da República a nomeação do Presidente do Conselho de Ministros. Foi resguardado ao Presidente do Conselho de Ministros a prerrogativa de orientar a política externa.
Afirmação falsa, visto que o período, apesar da grave instabilidade política, não representou uma fase de atritos dentro do PSD.
A escolha de Tancredo Neves como primeiro-ministro, inclusive, beneficiou bastante o partido, uma vez que o maior número de ministérios ficou com os sociais democratas.
Com relação à política cambial desse período parlamentarista, o Conselho de Ministros se propôs a manter o realismo cambial adotado por Jânio Quadros, além da proposta de unificação do mercado de câmbio vinda desde a gestão de Juscelino Kubitschek. Portanto, afirmação falsa.
Fonte: Curso Cidade